Arquivo

O enfermeiro da selecção

António Fonseca dedica-se à enfermagem desportiva há 22 anos e está ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol desde 2003

António Fonseca dedica ao futebol a mesma paixão que emprega na enfermagem, a sua profissão há 25 anos. Desde 2003 que é um dos enfermeiros da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ocupando-se actualmente das selecções nacionais de Sub-16, Sub-18, Sub-20 e de Futsal. Uma oportunidade que lhe “bateu à porta” após um torneio de futsal feminino na Figueira da Foz, onde estava ao serviço da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Foi nessa altura que soube que a FPF precisava de aumentar a equipa de enfermagem, pelo que decidiu enviar um currículo para ser também «uma opção», recorda António Fonseca. «Não esperava que, pelo facto de ser da Covilhã, me seleccionassem imediatamente», refere. Apaixonado pelo futebol – como a maioria dos portugueses –, o enfermeiro veste com «orgulho e alegria» a camisola da selecção. «Sinto-me bem, feliz e espero permanecer durante algum tempo neste mundo», pois além de ser um «projecto pessoal e profissional» que o satisfaz, é também um reconhecimento da região. Isto porque, no quadro da enfermagem desportiva da FPF, é o único desta zona do país, pelo que também está a representar «o hospital e a região», o que se traduz numa «responsabilidade» acrescida. Mas ainda assim «com satisfação», pois sabe que é um «privilegiado» por viver uma «situação ímpar».

Nutrição, prevenção de acidentes desportivos, tratamento, recuperação de lesões e massagens de aquecimento e relaxamento são as actividades de António Fonseca no quadro da enfermagem desportiva, além de promover colóquios, seminários e palestras sobre as tarefas desenvolvidas. A paixão por esta área começou há cerca de 22 anos, quando, pela mão do então enfermeiro Gil Barreiros, foi para o Sporting da Covilhã como enfermeiro-massagista. Pouco depois decidiu fazer um curso no Sporting Clube de Portugal e, em 1987, optou por fazer a especialidade em Reabilitação, o que lhe deu «mais traquejo para lidar com lesões musculo-atléticas» e lhe permitiu ascender a enfermeiro-chefe no Centro Hospitalar da Cova da Beira. Do seu percurso desportivo, constam passagens pelo Teixosense, Associação Desportiva da Estação e a Associação de Futebol de Castelo Branco. Na FPF, assumiu as selecções de futsal feminino, de futebol feminino AA, nacional B de futebol masculino, futsal A masculino e os Sub-16, 17, 18 e 19.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply