Apesar de muitos contribuintes já utilizarem o Portal das Finanças para resolver a maioria dos seus problemas com a Autoridade Tributária, foi criado o e-balcão que, depois de uma fase de testes, ficou operacional esta terça-feira.
Disponível 24 horas por dia, o e-balcão irá responder de forma mais rápida a todas as necessidades e dúvidas fiscais. Ou seja, pode ser usado para tirar dúvidas, efetuar pedidos ou pagamentos sobre todos os impostos ou para tratar de questões de justiça tributária.
O e-balcão esteve em testes desde junho e o objetivo é que até ao final do ano consiga reduzir em cerca de 25%, o número de atos de atendimento presencial que atualmente são realizados aos balcões das repartições.
De acordo com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, objetivo da criação do e-balcão é que dentro de algum tempo esta solução se torne “no mais importante canal de atendimento aos contribuintes”, diminuindo as deslocações físicas e os custos inerentes.
Para a utilização deste serviço, os contribuintes necessitam de dispor de senha de acesso ao Portal das Finanças.