Arquivo

O Dia da Liberdade na Beira Interior

Municípios comemoram o 37º aniversário da Revolução do 25 de abril

A liberdade continua a marcar a agenda dos municípios da Beira Interior. No 37ª aniversário do 25 de abril, vários concelhos comemoram a revolução que pôs fim à ditadura. Do lançamento de morteiros, às sessões solenes, passando pelas cantigas de intervenção, a memória da Revolução sai novamente à rua na segunda-feira.

Guarda

Os guardenses podem assistir ao hastear da bandeira, na Praça do Município, às 9 horas. Pelas 12 horas há uma largada de balões no Jardim José de Lemos. De seguida, a Comissão Organizadora das Comemorações do 25 de abril propõe um almoço no restaurante “Mamã Celeste”. A noite de 25 de abril termina com um concerto de Pedro Abrunhosa no TMG. Já a sessão solene do Dia da Liberdade está agendada para quarta-feira, pelas 10 horas, no Centro Escolar do Vale do Mondego. Ao espetáculo organizado por alunos e docentes, segue-se uma largada de pombas e um almoço convívio.

Gouveia

No município de Gouveia o dia começa com uma saudação à cidade. Pelas 11 horas, no salão nobre da Câmara, realiza-se uma sessão aberta ao público em que serão entregues os apoios estudantes do ensino secundário e superior. Trata-se da primeira prestação atribuída a cerca de 150 alunos naturais do concelho, que estudam noutras regiões do país. A ideia é «perpetuar os laços que unem os jovens à terra», incentivando-os a visitarem os familiares durante o fim-de-semana. As comemorações do 25 de abril terminam com o espetáculo “Noites de Encanta abril”, interpretado pela Escola Velha – Teatro de Gouveia no Teatro Cine.

Pinhel

Os pinhelenses assinalam o “Dia da Liberdade” com uma sessão solene, pelas 10 horas, na Parada Coronel Lima Veiga. Durante a tarde, será o desporto a marca a agenda, com um encontro de escolinhas de futebol, no Centro de Congressos Desportivos e Exposições local. Na iniciativa, participam as equipas do UD Pinhelenses, Figueira de Castelo Rodrigo e NDS Guarda.

Trancoso

A Escola Profissional de Trancoso (EPT) organiza, na quarta-feira, uma palestra sobre a revolução dos cravos. “Viver abril” conta com as intervenções do presidente do município, Júlio Sarmento, do diretor da EPT, António Oliveira, da historiadora Carla Santos, do advogado Amaral Veiga, da professora de História EmíliaTracana e de um participante ativo da revolução de abril, Carlos Pedro.

Belmonte

Num município onde as festas do concelho se unem às comemorações do 25 de abril, o Dia da Liberdade é habitualmente assinalado com o lançamento de morteiros. Este ano será inaugurada uma galeria dos presidentes da Câmara eleitos pós-25 de abril, no salão nobre dos Paços do Concelho. Às 11 horas tem lugar a sessão solene comemorativa da revolução, que inclui cantigas de intervenção por José Manuel Vieira. A contenção de custos pôs um ponto final nos concertos que se realizavam entre os dias 24 e 26 (feriado municipal).

Covilhã

No município da Covilhã, há uma sessão solene da Assembleia Municipal com intervenções de todas as bandas e ainda dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

Fundão

As comemorações têm início na véspera, com um “Concerto da Liberdade”, em que vários artistas descobriram e reinventaram músicas e melodias das aldeias beirãs para recordar as canções «cantadas de sol a sol nas lides agrícolas». Já o Dia da Liberdade fica marcado por uma sessão solene, pelas 10 horas, um “Atelier dos Cravos” e a criação de mural coletivo, que termina pelas 17 horas. Será ainda lançado o livro “Carolina Beatriz Ângelo (Médica Republicana, Sufragista…)”, de Maria Antonieta Garcia. A apresentação acontece na próxima quinta-feira, no auditório d’ A Moagem.

Catarina Pinto

Comentários dos nossos leitores
Maria Cerca cercamanuela@gmail.com
Comentário:
Pena que o 25 de Abril na Guarda possa ser transferido para 27! Estranho, no mínimo!!!!!
 

O Dia da Liberdade na Beira Interior

Sobre o autor

Leave a Reply