Arquivo

O currículo de Dora Tracana*

Em notícia de 31 de março, o vosso colaborador Luís Martins relata o aparente diferendo entre duas forças políticas da cidade quanto à oportunidade da implantação de uma estátua da minha autoria na rotunda do rio Diz.

Não me pronunciarei sobre essa matéria já que o meu envolvimento advém, apenas e exclusivamente, de ter participado num concurso público, com regras definidas e públicas, que ganhei.

Mas, se o autor da notícia entende como relevante ao entendimento da situação relatada uma menção ao meu percurso e currículo, então esperar-se-ia rigor e propriedade. Assim sendo, as referências à minha situação profissional e artística são, mais do que incompletas, incorretas. Ao mencionarem o meu currículo dizem, e passo a citar, «ganhou alguma projeção com o trabalho “Figuras no Mosteiro”». Devo informar-vos que realmente esse projeto teve grande importância na minha carreira. Após “Figuras no Mosteiro”

fui contactada por um curador brasileiro para expor no Dubai “Index Dubai 2014/Eric Art-38 yearsDivulgingArtAroundtheworld”, em maio de 2014,onde ganhei uma medalha de prata.

O mesmo curador fez-me o convite para exponho Rio de Janeiro, “Rio InternationalExhibition 2014/Eric Art-38 yearsDivulgingArtAroundtheworld”, onde ganhei a medalha de ouro. Em 2015 fui visitada pelo diretor da bienal de Nova Iorque que me fez o convite para estar presente, como de facto estive, na “New York BiennalArt” desse ano e em 2016 estarei na “Dubai ArtBiennial”. (…)

* título da responsabilidade da redação

Dora Tracana, carta recebida por email

Sobre o autor

Leave a Reply