Arquivo

O colecionador que se “apaixonou” pelos bombeiros

Há mais de duas décadas que António Santos, hoje com 40 anos, organiza uma mostra que conta já com 300 miniaturas de viaturas de bombeiros. No entanto, já teve mais de 450: «Só que eram de plástico e achei que não eram “adequadas”, então comecei a dá-las», adianta o colecionador.

Natural de Manteigas, António Santos é bombeiro desde os 11 anos, tendo sido inscrito oficialmente em 1981. Grande parte do seu trajeto foi vivido na corporação do seu concelho, mas há quase dois anos que está nos Bombeiros Voluntários de Gonçalo. «Para mim, os bombeiros são uma paixão. A coleção até tinha mais coisas no início, mas resolvi dedicar-me exclusivamente a isto e troquei o resto», refere, esclarecendo que tem uma divisão «só para estas coisas». Além das viaturas, António Santos também coleciona medalhas, galhardetes, porta-chaves e crachás, entre outros. As medalhas, oferecidas na sua maioria por associações de bombeiros, são perto de 120: «Não é fácil arranjá-las, pois são feitas e oferecidas esporadicamente», explica.

Já os galhardetes, cerca de 500, estão em capas para não se estragarem. «As coisas mais pequenas são em menor quantidade… Tenho meia dúzia de pratos e 50 crachás, por exemplo», revela o colecionador, que destaca, com orgulho, «uns crachás de Montpellier (França)». O seu maior desgosto é não poder aumentar a coleção: «Não é fácil encontrar viaturas. Umas são muito caras, outras vezes só encontro repetidas», salienta António Santos, ressalvando que este seu hóbi «já foi mais difícil». Mas amigos e pessoas conhecidas também o ajudam, oferecendo-lhe novas peças para a coleção, sobretudo medalhas. As viaturas, essas, são «compradas, oferecidas e trocadas», declara.

António Santos continua a aumentar a coleção

Comentários dos nossos leitores
joaquim lourenco jlameiraslourenco@gmail.com
Comentário:
boa sorte com a coleccao.tem pecas repetidas para trocar?
 

O colecionador que se “apaixonou” pelos
        bombeiros

Sobre o autor

Leave a Reply