Arquivo

O Carvalhal nas palavras de Vasco Pereira Gaspar

Vasco Pereira Gaspar nasceu no Carvalhal (Pinhel) há 81 anos, localidade que lembra e retrata no livro “Carvalhal: memórias, usos e costumes deste povo”. As vivências e histórias da terra e dos seus habitantes são agora revisitadas pelo olhar deste aposentado, naquele que é o seu primeiro livro e «deverá ser o único», refere.

«Quero perpetuar aquela aldeia, as suas gentes e o que foi no passado», afirma Vasco Gaspar. A obra recentemente publicada transmite a experiência do autor, bem como aquilo que os seus antepassados lhe contaram. Os tempos e as recordações misturam-se e emergem para relembrar o passado de uma aldeia marcada pelos saberes e tradições dos seus habitantes, como os trilhos, as crenças, as pessoas e até a textura económica.

A vida de Vasco Gaspar é também ela rica em histórias, já que viajou por diferentes locais e teve várias profissões, como a agricultura, a mecânica e Angola, país para onde emigrou depois de ali ter sido militar. O autor é um dos sócios-fundadores da Associação Desportiva e Cultural Amigos do Carvalhal e da Associação União Desportiva e Cultural de São Miguel da Guarda, freguesia onde agora reside. Foi também um dos fundadores da Junta de S. Miguel, tendo vivenciado «um imenso desgosto quando soube da sua extinção», confessa, lembrando que «foi criada em 1985 para servir esta população que está distante do centro da cidade».

Sobre o autor

Leave a Reply