Arquivo

«O blogue tem crescido imenso a nível de material»

Cara a Cara – Entrevista: Miguel Saraiva

P – Numa altura em que se comemora o segundo aniversário, que balanço se pode fazer da criação do blogue “História do Sporting Clube da Covilhã”?

R – É muito positivo, porque tem aparecido muita gente que andava “desaparecida”, como antigos jogadores e treinadores. Conseguimos também reunir muito mais material do que estávamos à espera. A Internet fez com que muita gente, entre familiares e jogadores, nos contactasse, alguns até com interesse em adquirir algum material que conseguimos. O blogue tem crescido imenso em termos de material e do surgimento de antigos jogadores que nem a população da Covilhã sabia por onde andavam.

P – Tanto o blogue como o Facebook têm gerado reencontros entre antigos jogadores e treinadores que de outra forma seria complicado acontecerem?

R – Em 2009, numa altura em que o blogue tinha uns quatro/cinco meses, conseguimos organizar um jantar onde reunimos, entre antigos diretores, jogadores e funcionários do Sporting da Covilhã, quase 200 pessoas. Mais jogadores foram informando outros da existência do blogue, porque tem muitas fotografias que os próprios atletas não tinham, pois há 20/25 anos atrás não era tão fácil tirar fotografias como agora.

P – Esse jantar-convívio é uma iniciativa que se poderá repetir no futuro?

R – É uma iniciativa com custos um bocado elevados, embora na altura tivéssemos contado com o apoio de muitos patrocinadores. Já fui sondado por alguns jogadores que gostavam de repetir, porque foi uma experiência muito gratificante para eles, alguns dos quais já não viam colegas há 20 anos e foi um reencontro que nós conseguimos proporcionar. Mas tem custos e talvez seja uma iniciativa para repetir no futuro, só que com uma maior participação da direção que na altura estiver à frente do clube. Muitos dos jogadores que têm aparecido ultimamente, que não vieram a esse jantar porque não tínhamos os seus contactos, pedem-nos para voltarmos repetir a iniciativa.

P – Que outro tipo de eventos pretendem organizar no futuro?

R – Este ano, já com a parceria da Câmara e do Sporting da Covilhã, vamos realizar uma exposição a 27 de maio, em princípio no Teatro-Cine, com parte do nosso material. A priori, vamos expor 200 fotos de todas as épocas. Temos de nos cingir a esse número porque o espaço não permite muito mais. As fotografias ficarão patentes durante 30 dias. Já é uma iniciativa com grande envergadura e que vai dar um trabalho suplementar, porque isto não é a nossa vida. Há outras coisas que temos em mente, mas não queremos para já pensar muito nisso. Temos que dar um passo de cada vez.

P – Como vê o atual momento da equipa na Liga de Honra?

R – Quando fizermos a exposição, que vai realizar-se mais ou menos quando o campeonato termina, queremos que a equipa se mantenha na Liga de Honra para a festa ser ainda maior. Não está a ser fácil, embora pense que este plantel até é superior ao da época passada, mas realmente as coisas não estão fáceis. Contudo, acredito que com um pouco mais de sorte, que também faz falta, vamos conseguir ficar na Liga de Honra.

Miguel Saraiva

«O blogue tem crescido imenso a nível de
        material»

Sobre o autor

Leave a Reply