Arquivo

O assembler, o interpretador e as linguagens de programação

FALAR COM AS TECLAS

Por António José Paula*

O processador recebe as instruções e a atribuição de espaço de memória numa linguagem de programação. As linguagens de montagem (assembly) são fáceis de aprender e são traduzidos para código de máquina, através do assembler. A sua desvantagem prende-se com o facto de cada processador requerer a sua própria linguagem de montagem. As linguagens de alto nível podem ser executadas em diferentes tipos de processadores. Os compiladores e os interpretadores são usados para traduzir estes programas para linguagem de montagem, ou para código de máquina.

Atualmente, as linguagens de programação de alto nível são usadas exclusivamente no desenvolvimento de programas. As linguagens de uso geral são linguagens de alto nível que podem ser usadas para diversas aplicações. As linguagens de domínio específico são usadas em aplicações particulares. Numa linguagem declarativa definem-se condições que o programa necessita de satisfazer. Numa linguagem orientada por objetos, executam-se comandos para objetos virtuais. Algumas linguagens inovadoras não funcionam com comandos inseridos na forma de texto. Em vez disso, funcionam com símbolos, que podem ser acedidos com um clique do rato no ecrã.

O C++ é uma linguagem de alto nível popular, usada em programação orientada por objetos, em bases de dados e em aplicações finais. O JavaScript é uma linguagem que alarga o âmbito das possibilidades para a Internet. Por exemplo, pode executar programas que se informam sobre a configuração do hardware do utilizador e ajustam automaticamente a exibição duma página para um formato compatível com a configuração. O JavaScript não deve ser confundido com o java, outra linguagem orientada por objetos complexa, usada para fazer aplicações para as páginas web.

O HTML (Hypertext Markup Language) não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de formatação para a conceção de texto para páginas web. O PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem que tem ganho popularidade, porque implementa páginas de web dinâmicas e é adequado para aplicações de bases de dados.

*professor

Sobre o autor

Leave a Reply