Arquivo

O admirável mundo dos livros na Guarda

Pedro Mexia e Francisco José Viegas são alguns dos escritores que marcam presença na quarta edição da Festa do Livro organizada pelo jornal O INTERIOR

A Festa do Livro está de regresso à Guarda. Durante uma semana, na zona contígua à Beirartesanato, junto ao quartel da GNR, vão abrir-se as portas a um inesgotável mundo de conhecimento. A feira do livro, promovida pelo jornal O INTERIOR, arranca este sábado e prolonga-se até 2 de Agosto.

Pedro Mexia, Francisco José Viegas, Fernando Alvim, Nuno Amaral Jerónimo e Diogo Cabrita são alguns dos autores que vão marcar presença na quarta edição do certame, que acontece após três anos de interregno. A feira ocupa uma área de 220 metros quadrados e conta com a participação de cerca de 60 editoras. Contudo, para além dos livros a preços em conta, estão também previstas uma série de actividades paralelas. No sábado, a partir das 18 horas, a inauguração inclui um recital de flauta e guitarra por Telma e Rui Coelho, alunos do Conservatório de Música de S. José da Guarda. Na segunda-feira, os visitantes vão receber livros “à borla”, no âmbito da iniciativa “Fernando Pessoa – de Alberto Caeiro a Bernardo Soares”, promovida em colaboração com a editora “Alma Azul”. Trata-se de um trabalho interactivo com o público em que se pretende assinalar os 120 anos do nascimento do poeta. Por isso, a partir das 18h30, será oferecida uma antologia breve da poesia de Pessoa, intitulada “Fernando Alberto Reis de Campos Pessoa”. A sessão inclui ainda a leitura de poemas do poeta e fragmentos do “Livro do Desassossego”.

Na quarta-feira, a partir das 21h30, e fruto de uma colaboração com o INATEL da Guarda, apresentam-se “Os lendários dos anos 50”, grupo de sopros de Seia. Quanto aos escritores convidados, vão interagir com o público guardense, no dia 30, a partir das 21h30 (data sujeita a alteração). O programa de animação prossegue na noite de 31 com Fernando Alvim. O apresentador da SIC Radical e locutor da Antena 3 vai ser o DJ de serviço numa festa de O INTERIOR no Garrida Bar. Nesta edição destaque também para a presença da Bertrand (que vai abrir brevemente uma loja na Guarda). Para além de um conjunto de saldos e oportunidades a partir de um euro, a livraria apresentará os livros do seu top nacional – os 60 títulos mais vendidos nas lojas de todo o país.

As editoras presentes

Alma Azul, Bizâncio, Dinalivro, Afrontamento, Terramar, Lello, Colibri, Verbo, D. Quixote, Gradiva, Inovação à Leitura (Campo das Letras, Colares, Sextante e Centro Atlântico), Edições 70, Presença, Bertrand, Quetzal, Do Impensável (Quasi), Moderna Editorial, Fenda, Livros do Brasil, K Editora, Assírio e Alvim, Ideias e Rumos, Ésquilo, Âmbar, Antígona, Guerra e Paz, 7 Caminhos, Esfera dos Livros, Papa Letras, Teorema, Meribérica, Fubu, Minerva, Oficina do Livro, Grupo Leya (ASA, Caderno, Caminho, Gailivro, Livros D’ Hoje, Lua de Papel, Nova Gaia e Texto Editora) , Magna Editora, Contramargem, Girassol, Paulinas, Bichinho de Conto, Planeta, Verso de Kapa, Difel, Quidnovi e Texto & Grafia. Vão estar, ainda, em exposição os livros do Centro de Estudos Ibéricos. A Livraria “Trovas do Vento”, da Guarda, vai disponibilizar obras da Porto Editora, Pergaminho e Paralelo.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply