Arquivo

Nuno Delgado no Politécnico da Guarda

“Campeões para a vida” foi o tema da palestra que o atleta olímpico Nuno Delgado proferiu, no passado dia 9 de Abril no Instituto Politécnico da Guarda.

Esta palestra foi realizada no âmbito do I Grande Estágio Internacional de Inverno que a Associação de Judo do Distrito da Guarda, a Escola de Judo Nuno Delgado e a Fundação São João de Deus promoveram na Guarda.

Este evento teve como parceiro institucional o Politécnico da Guarda.

Nuno Delgado afirmou-nos que todas as “expectativas foram superadas”, havendo já novos desafios que passam “pelo envolvimento dos alunos do curso de Desporto do Instituto Politécnico da Guarda numa experiência de formação”.

Este atleta referiu-nos que “a Guarda é uma cidade que sabe receber, que tem, neste momento, meios muito importantes, bons pavilhões, boas instalações, transportes, alojamentos e acima de tudo aquilo que faz um outro rendimento, ou seja os recursos humanos, vontade e dedicação para servir bem”.

No decorrer da sua palestra, Nuno Delgado afirmou que “um campeão que não tem disponibilidade, abertura para aprender não pode ser campeão. O conhecimento é um segredo dos campeões, a informação é um segredo dos campeões. E a informação mais importante é a informação sobre nós próprios, sobre aquilo que nós conseguimos fazer, as nossas capacidades, as nossas qualidades mas também aquilo que não conseguimos fazer; ou seja os nossos defeitos, as nossas limitações. Isso é que faz um campeão, é o auto-conhecimento.”

Manuel Costa e Oliveira, Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) foi um dos intervenientes nesta sessão realizada no Politécnico da Guarda. Na sua perspetiva, e aludindo a esta vinda à Guarda, “o judo tem um serviço a prestar, não só na área desportiva mas também na área social, quando falamos de crianças, adolescentes acreditamos que a nossa modalidade tem muita coisa para dar”.

O Presidente da Federação Portuguesa de Judo acrescentou que “o Nuno Delgado é uma das nossas maiores referências, porventura a maior; temos no judo uma única medalha olímpica pelo Nuno que tem toda esta notoriedade e tem a sua escola, acreditando muito nestes princípios”.

Assim, em sua opinião, Manuel Costa e Oliveira disse que isto era mais do que razão para estivesse na Guarda, enquanto responsável da FPJ.

O Presidente da FPJ considerou que o contacto com o Instituto Politécnico da Guarda “é crucial para nós, pois precisamos que a Escola, enquanto tal, se junte a nós no desenvolvimento da nossa modalidade”, destacando que há boas condições nesta cidade para se concretizar um “excelente pólo de desenvolvimento”.

Sobre o autor

Leave a Reply