Arquivo

Novos criadores sobem ao palco na Covilhã

Terceira edição do “1º Andar”, da Quarta Parede, estreia quatro performances de artistas emergentes

A mostra de novos criadores organizada pela Quarta Parede decorre terça e quarta-feira na Covilhã e Castelo Branco com quatro performances. O “1º Andar” entra na terceira edição e já é um espaço privilegiado para os jovens artistas mostrarem os seus primeiros trabalhos.

Na noite de terça-feira, tudo acontece no Teatro das Beiras. O duo Raquel André e Tiago Cadete é o primeiro a subir ao palco com “NO Digital”, uma criação sobre cartas, «as que encontrámos, as que não escrevemos, as que queríamos ter escrito, as que chegámos a escrever, as que nos escrevem, as que estamos à espera, as que nunca vamos receber e sobre aquelas que ainda hoje guardamos», adiantam. A seguir é Raquel Castro que protagoniza “Os dias são connosco”, uma carta-vídeo de uma mãe para a filha. Trata-se de um retrato de uma mulher e do mundo que a rodeia filmado ao vivo para ser visto no futuro. «Um espetáculo sobre o dia de hoje com tudo aquilo que este encerra: amor, política, realização profissional, maternidade, rotina, desejos, dinheiro, família, medos, segredos, expectativas, dúvidas…», refere a criadora, cujo nascimento da filha foi o mote inspirador desta performance.

O “1º Andar” muda-se quarta-feira para o Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, onde Carolina Fernández e Anaísa Lopes apresentam “Ni príncipes ni hostias” e “Corpo (I)lógico”, respetivamente. Desde 2009 que este festival tem revelado um conjunto de novos criadores dentro das artes performativas. Por cá já passaram artistas como Ana Santos & Miguel Rato, David Marques, Dinis Machado, Filipe Moreira, Joana Barrios, Liliana Costa, Mariana Pimentel, Sofia Dinger, Teresa Silva & Elisabete Francisca.

Sobre o autor

Leave a Reply