Arquivo

Novo prémio internacional para cooperativa de Freixo de Numão

Comité da Business Iniciative Directions distinguiu «qualidade, inovação, excelência, tecnologia, serviço ao cliente e prestígio»

A Cooperativa de Viticultores e Olivicultores de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) vai ser distinguida em Outubro, em França, com o galardão “Estrela Internacional World Quality Commitment”, na categoria de ouro. O prémio é concedido pelo Comité Internacional de Selecção da Business Iniciative Directions, constituído por um grupo de empresas de marketing empresarial, universidades, câmaras de comércio, embaixadas e oficinas comerciais que integram profissionais de 166 países de todo o mundo.

A cooperativa receberá o prémio no dia 11 de Outubro, durante o XXI Certame Internacional à Qualidade Paris 2004, onde participam desde grandes corporações empresariais a pequenos negócios, dos mais variados sectores. O presidente da cooperativa, António Lobão, disse ter ficado surpreendido com o prémio, votado por empresas de todo o mundo. «No meio de tanta empresa, felizmente fomos os escolhidos para receber um galardão tão importante. Isto dá-nos motivação para continuarmos o trabalho que temos vindo a desenvolver, é sinal que estamos no caminho certo», afirmou. Para Vítor Sobral, administrador da cooperativa, «a chave de sucesso» está no trabalho feito desde 2001, quando se começou «a estruturar toda a organização da cooperativa com o objectivo de apostar na qualidade para atingirmos, no mais breve prazo, resultados comerciais». A cooperativa passou a estar dividida em duas secções, a de olivicultura e a de viticultura, tendo os produtos de ambas já sido premiados internacionalmente. Recentemente, o azeite “Casa Grande” foi considerado o segundo melhor azeite virgem extra do mundo, num concurso organizado pelo Conselho Oleícola Internacional, em Madrid, onde participaram 55 produtores de Espanha, Portugal, Itália, França, Chipre, Grécia e Israel.

Apesar de no sector vitícola haver mais concorrência, Vítor Sobral lembra que também o vinho “Castelo Velho” já foi premiado este ano com uma medalha de bronze. Actualmente, a cooperativa tem mais de 1.100 associados, um número que, segundo o administrador, aumentou cerca de 30 por cento desde que foi iniciado o processo de reestruturação. O prémio “Estrela Internacional World Quality Commitment” representa um marco «muito importante» na história da cooperativa de Freixo de Numão, porque foi distinguida pelos seus ganhos corporativos em termos de «liderança, qualidade, inovação, excelência, tecnologia, serviço ao cliente e prestígio», acrescenta uma nota da instituição.

Sobre o autor

Leave a Reply