Arquivo

Nove mil árvores para o concelho da Guarda

Campanha destina-se a apagar a marca dos incêndios e evitar a erosão dos solos

O concelho da Guarda vai receber nove mil novas árvores, no âmbito do projecto “Pintar o Cinza de Verde”, que conta agora com mais um parceiro. A Toyota juntou-se à autarquia e à Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) nesta campanha de reflorestação. O acordo foi assinado na Castanheira, na passada quinta-feira, onde foram plantados os primeiros pinheiros. Seguem-se as freguesias do Rochoso e Fernão Joanes.

Dezenas de árvores foram plantadas num baldio pelas crianças do jardim-de-infância e da escola primária da aldeia. Fernando Borges, da Toiguarda, concessionário da marca japonesa para o distrito, Joaquim Valente, edil guardense, e os professores também lançaram mãos à obra. Para o autarca, esta acção cumpre três objectivos: «Para além de purificar o ar, a floresta evita a erosão e, ao mesmo tempo, é um investimento do ponto de vista económico. Isto porque, ao fim de 25 ou 30 anos, a floresta deve ser regenerada e devidamente transformada», afirmou. Três lições com destinatários muito especiais. O espaço educativo florestal da Quinta da Maúnça contribuiu para que as crianças interviessem directamente na reflorestação. «A grande aposta é esta. A educação ambiental é decisiva para sensibilizar as crianças para a necessidade de termos uma boa floresta», acrescentou.

Já Fernando Borges destacou a preocupação ambiental do construtor automóvel. As nove mil árvores cedidas para o projecto resultam de um programa da empresa em Portugal, que financia uma árvore por cada veículo vendido. «É simbólico, mas é um passo. Seria extremamente positivo se todos nós déssemos esse passo», disse, após a assinatura do protocolo. O director de vendas da empresa guardense mostrou-se ainda satisfeito por se reflectir no concelho o resultado comercial da marca no país: «É muito positivo para reflorestar uma zona que está um bocado deserta e que foi queimada», considerou. A gestão e monitorização da iniciativa estará a cargo da ANEFA, que, pela segunda vez, participa numa acção do género na Guarda. Para Joana Faria, da ANEFA, «este envolvimento com algumas empresas tem sido positivo. Além da Guarda, estas acções estão a decorrer um pouco por todo o país, e este ano já entregámos mais de 200 mil árvores».

Sobre o autor

Leave a Reply