Arquivo

Novas Dimensões – O Mundo dos Fractais

mitocôndrias e quasares

A fórmula, que está por detrás da construção de uma fractal, utiliza a iteração para a sua resolução. A iteração é um método para a solução de equações em que as aproximações ás soluções são sucessivamente refinadas num processo que hoje é facilmente realizado num computador, produzindo a informação necessária à elaboração de belas espirais de fractrais.

Aliás, os computadores foram companheiros fundamentais durante os trabalhos de Mandelbrot, que quando trabalhava para a IBM teve acesso aos melhores computadores do mundo. À época, as capacidades tecnológicas da IBM contribuíram muito para superar a complexidade matemática que revestia muitos dos estudos de economia ou de geografia. Curiosamente, um dos trabalhos de Mandelbrot foi a determinação da fronteira terrestre portuguesa que aparecia sempre maior nos registos portugueses do que nos registos espanhóis.

De regresso à natureza, a couve-flor ou um feto são exemplos objectos onde a ciência dos fractais pode ser aplicada. Benoît Mandelbrot afirmava que “as nuvens não são esferas, as montanhas não são cones, continentes não são círculos, um latido não é um contínuo e um raio não viaja em linha recta” pelo que os fenómenos da natureza podem ser descritos, onde a geometria tradicional não pode ser aplicada, através da geometria fractal.

Por: António Costa

Sobre o autor

Leave a Reply