Arquivo

Nova escola

(…) E não é que finalmente a Estação vai ter uma escolinha nova! Anos e anos de enxovalho das criancinhas encaixotadas na salazarenta e aumentada Escola Primária da Estação, onde em seis salas havia doze turmas, graças a um paradoxal e prejudicial desdobramento em que as criancinhas, entre os 6 e os 10 anos, tinham aulas ou de manhã ou de tarde. (…)

As da Sequeira foram para o Outeiro, com a Câmara a encerrar a velha escola, que agora só serve de supedâneo aos painéis fotovoltaicos com que alguém ganha dinheiro e nós pagamos a taxa das renováveis. Assim ia a Educação na Guarda (…).

Mas têm agora uma nova escola. Bonitinha e modernaça (…), encurralada entre a linha ferroviária e uma estrada movimentada, sem estacionamentos para os carros dos professores, pais ou educadores, mas deve haver espaço para as crianças deixarem as bicicletas e talvez sobre algum para brincarem (…). Ficamos todos muito contentes porque o governo nos deu esta nova escola e a Câmara da Guarda desenvolveu a zona da Treija aumentando ainda mais o movimento do bairro. E para não nos tirar o prazer do trânsito, a animação e colorido das filas de carros, do azedume dos condutores mais apressados, das gaitadas do cláxon, das travagens bruscas, das acelerações a fundo para saltar o amarelo, não fez nenhum novo acesso e em vez de fazer uma nova ponte e estrada para saltar a barreira ferroviária fechou a ruela que escoava alguns carros. É bom. Assim já há um sítio na Guarda com hora de ponta em todas as horas. E com vergonhoso sarilho das 8h30 às 9h00 e das 17h30 às 18h00. A Avenida de S. Miguel vai ter ainda mais carros, os pais da Estação vão desesperar para levarem os filhos e regressarem e depois irem trabalhar… Mas como a cidade é longe e quem manda não vê, nada a fazer. A prometida variante à Sequeira fica para as calendas e se a ponte ferroviária não cair também não faz falta, assim andamos mais devagarinho. E se ficarmos mais irritados e irascíveis esquecemos a crise. Temos uma escola nova e com cores bonitas. E as criancinhas vão aprender que ali há um semáforo com verde para andar e vermelho para parar. O único da cidade. Temos muitos carros à porta e até parece que o desenvolvimento chegou à Guarda. No nosso bairro(…) a melhor localização para a nova escola. Bem-hajam por nos infernizarem a vida.

João Pereira, Bº Srª de Fátima, Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply