Arquivo

”Nova Democracia” quer referendo para Torre de Santo António

Círculo Distrital de Castelo Branco considera que o futuro da torre de 20 andares deverá ser decidido pelo povo e não pela Câmara

O círculo distrital do Partido da Nova Democracia de Castelo Branco vai propor aos covilhanenses que o futuro da Torre de Santo António seja objecto de um referendo. A tomada de posição, enviada numa nota à comunicação social, surge na sequência da autarquia ter decidido (em Setembro do ano passado) que o prédio de 20 andares, ao invés de ir abaixo como prometido há quatro anos, iria ser recuperado para apartamentos e complementado ainda com dois edifícios laterais para comércio e estacionamento.

Depois de ter tentado obter esclarecimentos sobre o futuro da Torre, através da Câmara da Covilhã e não ter obtido resposta, o PND vem, assim, reclamar uma consulta popular para decidir qual o melhor destino a dar àquele edifício. Isto porque a decisão da autarquia representa, por um lado, «quebra da promessa do actual executivo de demolir a torre» e, por outro, possibilita a abertura de «um precedente para que mais aberrações como aquela sejam erigidas» no concelho, colocando assim em «perigo a harmonia paisagística» existente no vale onde se encontra a cidade, lê-se na nota. Por último, o PND defende ainda que os referendos sejam cada vez mais utilizados como um instrumento de democracia em Portugal, no qual a vontade dos cidadãos se sobrepõe ao egoísmo e aos interesses particulares de quem está no poder.

Sobre o autor

Leave a Reply