Arquivo

Nova Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai elaborar Plano Estratégico

Documento será essencial para o modelo de financiamento perspetivado no próximo quadro comunitário 2014-2020

Arranca no início de abril o processo de elaboração do Plano Estratégico da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela, com a primeira reunião de divulgação da ação junto das entidades e dos atores, públicos e privados, deste território.

«Trata-se de um documento essencial face ao modelo de financiamento que se perspetiva para o período 2014-2020, assente em contratos de parceria», adianta o presidente da Comurbeiras, entidade a que se vão juntar os três municípios da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela. Segundo Carlos Pinto, este plano estratégico vai permitir «avaliar o potencial de desenvolvimento do território da CIM e o desenho conjunto, com os diversos agentes de desenvolvimento públicos e privados, do quadro de investimentos e prioridades para a construção e implementação do Quadro Estratégico Comum 2014-2020». Nesse sentido, apela-se à participação dos agentes locais e da comunidade, «com sugestões e contributos de reflexão sobre o estado atual do território e a definição das premissas da sua evolução futura». Para Carlos Pinto, «é essencial que o Plano Estratégico, para o próximo quadro comunitário, não se limite a ser uma mera listagem de projetos, nem um mero plano de boas intenções, mas uma afirmação de caminhos pragmáticos para o desenvolvimento económico e social, que permita enfrentar aqueles que são os grandes constrangimentos do nosso território».

Na semana passada soube-se também que a Comurbeiras tem executados 53,1 milhões dos 73,8 milhões de euros em projetos candidatados pelas doze autarquias que formam esta entidade supramunicipal ao Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro. «Com 72 por cento, a Comurbeiras apresenta uma das taxas de execução mais elevadas da região Centro», destaca a presidência.

«É essencial que Plano Estratégico não se limite a uma mera listagem de projetos», avisa Carlos Pinto

Nova Comunidade Intermunicipal das Beiras e
        Serra da Estrela vai elaborar Plano Estratégico

Sobre o autor

Leave a Reply