Arquivo

Noites de música contemporânea no TMG

Três concertos e duas obras em estreia absoluta marcam quinta edição do Síntese, entre hoje e sábado

A quinta edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda começa esta noite no TMG com o concerto “Música no Corpo”, pelo ensemble francês de música de câmara Proxima Centauri.

Sob a direcção artística de Marie-Bernadette Charrier, o grupo desenvolve um repertório original e inovador, interpretando criações de compositores deste século em alternância com obras de grandes mestres do século XX. A este propósito, o ensemble pratica uma política de encomendas activas junto de compositores, tais como T. Alla, P. Jodlowski, C. Maïda, H. Parra, G. Racot, F. Rossé, entre outros. Amanhã à noite, o palco é do grupo espanhol Smash Ensemble, que apresenta “España XX-XXI ¡…Si mi fue tornase a es…!”, um recital em que se faz uma reflexão sobre a tradição musical da Espanha renascentista e a situação actual, cinco séculos depois. O último concerto deste ciclo acontece no sábado, também no pequeno auditório, onde o Síntese – Grupo de Música Contemporânea protagoniza o espectáculo “2010”.

O recital inclui duas estreias absolutas. A primeira intitula-se “In Aqua Veritas”, de Domenico Ricci, e é dedicada ao elemento água e à sua importância global, numa encomenda do TMG e das Águas do Zêzere e Côa, no âmbito do projecto “Aqua Criativa”. A segunda é “M(C)MX”, de Hélder Gonçalves, sobre o centenário da República numa encomenda da Câmara da Guarda. Este grupo formado na Guarda utiliza referências clássicas da contemporaneidade musical e não enjeita a conquista de novos universos sonoros, estimulando nos compositores a criação de nova música, através de novas mestiçagens para timbres tradicionais. É uma plataforma aberta e modulável, em que todas as hipóteses são possíveis – até a electro-acústica. Como habitualmente, o ciclo é promovido pelo TMG e o Síntese – Grupo de Música Contemporânea.

Sobre o autor

Leave a Reply