Arquivo

«“Nevestrela” é uma iniciativa importante para o mundo dos montanheiros em Portugal»

Cara a Cara – Entrevista

P-Quais as principais novidades de mais uma edição do “Nevestrela”, que vai decorrer deste sábado à terça-feira de Carnaval?

R- O “Nevestrela” não traz grandes novidades em cada edição, a não ser algumas actividades pontuais que vamos alterando. A grande novidade deste ano, e que nunca se fez no “Nevestrela”, é uma travessia em autonomia. Ou seja, os participantes terão que levar consigo a sua mochila, tenda, o saco cama e comida para pernoitarem na Serra. Sairão no sábado e regressarão ao Covão d’Ametade no domingo.

P-O “Nevestrela” é uma iniciativa com bastante importância para o CMG?

R- É importante para o clube e para o mundo dos montanheiros em Portugal. O “Nevestrela” já vai na 22ª edição e é uma actividade já enraizada nos clubes e no panorama do montanhismo nacional. Neste momento, é uma actividade que não precisa praticamente de divulgação porque todos sabem que se realiza nesta altura do ano e atrai a maior parte dos montanheiros portugueses. Tem uma grande adesão e chegou mesmo a uma altura em que tivemos que limitar as inscrições, pois não havia organização alguma que conseguisse suportar 700 ou 800 participantes.

P-E este ano contarão com quantos montanheiros?

R- Há três ou quatro edições que a iniciativa está limitada a 300 participantes.

P-A presença da neve ainda não é uma certeza?

R- Está complicado este ano. Normalmente costuma nevar sempre na “Nevestrela”. Mas mesmo que não neve estão reunidas as condições para realizar a actividade, que tanto se pode fazer com ou sem a neve. É lógico que a neve seria outra aliciante para os participantes.

P- Quais os requisitos exigidos para os interessados em participar?

R- Em princípio, têm que ser montanheiros já com alguma experiência pois as condições na Serra são um pouco duras nesta altura do ano, o que implica ter algum equipamento próprio. E só mesmo pessoas que estão a praticar e que estão numa grande fase de evolução de montanha é que o possuem.

P- Quais as actividades que vão ser promovidas?

R-A edição deste ano terá actividades basicamente de marcha. Tem início no sábado uma marcha mais exigente e no domingo haverá uma marcha mais suave para quem quiser participar. Na segunda-feira, e à semelhança dos anos anteriores, os participantes irão fazer actividades da sua livre iniciativa. Irão fazer escalada se o tempo o permitir ou outros tipos de marchas. Este ano, como não se prevê neve nem gelo, a vertente das técnicas invernais está fora de questão.

P- Ainda podem ser feitas inscrições?

R-Há sempre um número limitado para sócios do clube e da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela. Essas inscrições ainda estão abertas. Para os participantes vindos de fora, a inscrição já está muito condicionada.

Sobre o autor

Leave a Reply