Arquivo

NERGA aposta na prevenção dos incêndios

Campanha de sensibilização vai percorrer todo o distrito e concelho de Penamacor

O NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda acaba de lançar uma campanha de sensibilização para a prevenção de fogos florestais que vai percorrer todo o distrito da Guarda e o concelho de Penamacor nos meses de Julho, Agosto e Setembro. Durante o seminário “Associações e Empresas – Uma só Floresta”, realizado na semana passada, foram também divulgados os incentivos, ainda disponíveis no III Quadro Comunitário de Apoio para o sector florestal, e abordada a importância das parcerias entre associações e empresas desta área.

Sobre a campanha de sensibilização, Mário Ferreira da Silva, presidente da Comissão Florestal do NERGA, realça que o objectivo desta acção é, precisamente, «sensibilizar» as pessoas «não para os incêndios, mas para a sua prevenção», indica. As crianças constituem um dos principais alvos desta campanha, em virtude de serem consideradas como a forma «mais fácil de atingir a célula familiar». Por isso a acção tem uma «grande componente lúdico-infantil», mostrando-se que a floresta não existe com os incêndios através de figuras como as abelhas e as borboletas. «Queremos que sejam as crianças a levar os pais pelas suas mãos a visitar o “roadshow” e para isso atribuímos umas cores bastante fortes e garridas para que os mais pequenos sejam atraídos», explica. Aliás, Mário Ferreira da Silva considera que «conseguindo cativar as crianças, os pais também vão e conseguimos passar toda a informação que pretendemos». Por outro lado, as autarquias vão apoiar a deslocação da campanha, sendo que haverá actividades e informação próprias para cada um dos concelhos visitados, como a respectiva área específica e a extensão ardida.

Esta campanha de sensibilização para a prevenção de fogos florestais é financiada pelo Fundo Florestal Permanente. Para além de visitar os municípios, a caravana vai passar igualmente por Juntas de Freguesia, feiras e, posteriormente, por escolas e outras instituições educativas do distrito. Com esta iniciativa móvel pretende-se sensibilizar a população, mas também informar o cidadão em geral sobre a legislação em vigor. Os promotores acreditam que será possível chegar a, pelo menos, «um terço da população do distrito da Guarda», que tem cerca de 180 mil habitantes residentes. Os objectivos gerais da campanha passam, entre outros, por congregar as várias associações/cooperativas de produtores florestais existentes no distrito numa campanha de sensibilização para a floresta, o fogo e a gestão florestal. Mas também dar a conhecer o papel das equipas de sapadores e dinamizar o seu trabalho. O “roadshow” está preparado para se ajustar a um público-alvo de cada acção, havendo uma grande capacidade de adaptação dos meios ao tipo de assistência a sensibilizar.

A estrutura física projectada para a campanha prevê uma área máxima de 180 metros quadrados, sendo no entanto adaptável a áreas mais reduzidas. Os painéis circundantes são apelativos à temática, enquanto que no seu interior serão prestados esclarecimentos ao cidadão, distribuídos “flyers” e desdobráveis com informação e um livro com contactos fundamentais para o sector florestal. Será ainda projectada em permanência uma apresentação multimédia, onde, de uma forma animada, se pretende transmitir todo o espírito da campanha.

Sobre o autor

Leave a Reply