Arquivo

NemFáNemFum terceira em concurso nacional do Inatel

“Encontrão” realizou-se no último fim-de-semana em Lisboa

A fanfarra NemFáNemFum, do Centro Cultural de Famalicão, conquistou o terceiro lugar no concurso Festimúsica, promovido pelo Inatel no âmbito da fase final do “Encontrão – Encontro Nacional de Centros de Cultura e Desporto”. A iniciativa decorreu no passado fim-de-semana no Parque das Nações, em Lisboa, e saldou-se com resultados satisfatórios para a delegação da Guarda, composta ainda pelo grupo de teatro “Olhos Meus”, do Clube Desportivo Estrelas de Pinhel, e o grupo de cantares populares “Os Narcisos”, de Manteigas.

A colectividade pinhelense foi quinta no concurso Teatrália com uma representação à volta da malha do cereal na eira, enquanto o grupo serrano, que apresentou um pequeno espectáculo sobre a tradição das Janeiras, quedou-se pelo penúltimo lugar do concurso etnográfico Henrique Rabaço. Em destaque estiveram mesmo os músicos de Famalicão e a sua versão de frades franciscanos, uma encenação que marcou a diferença e surpreendeu o muito público presente sob a pala do antigo Pavilhão de Portugal da Expo’98. Tanto assim que os NemFáNemFum ficaram a 30 pontos dos vencedores, uma excelente banda filarmónica de Aveiro, e a 14 do segundo classificado, um grupo coral de Faro. Melhor sorte teve o Rancho Folclórico da Boidobra, vencedor do concurso etnográfico Henrique Rabaço, com o espectáculo “Quadras, Danças e Outras Lembranças”, uma reconstituição do quotidiano das gentes daquela freguesia da Covilhã no início do séc. XIX.

O “Encontrão” contou com a participação de dezenas de colectividades da Região Autónoma dos Açores e distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. O objectivo deste projecto é mobilizar os Centros de Cultura e Desporto (CCD’s) de todo o país, apelando à sua criatividade para a concepção de espectáculos inovadores, mas também fomentar o contacto e a dinâmica associativa.

A iniciativa do Inatel está estruturada em três áreas diferentes. O concurso etnográfico Henrique Rabaço, especialista do Inatel na área do folclore, natural de Pousade e recentemente falecido, destina-se a pequenos espectáculos de grupos etnográficos e de folclore, construídos a partir de música tradicional, dramatização e dança. O vencedor recebeu um prémio monetário de 3.000 euros. Já as bandas filarmónicas, fanfarras, orquestras e grupos corais participam no Festimúsica, cujo primeiro lugar tem assegurados 2.500 euros. Finalmente, os CCD’s ligados ao teatro puderam concorrer no Teatrália, onde o melhor espectáculo conquistou um prémio de 2.500 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply