Arquivo

Natureza e conforto em Ponte do Abade

Hotel do Vale, inaugurado há dois anos, não escapa ao contexto de crise económica

Situado na freguesia de Ponte do Abade, em Aguiar da Beira, o Hotel do Vale concilia natureza e conforto. Inaugurada há dois anos, esta unidade hoteleira de quatro estrelas tem 31 quartos, incluindo uma suite, todos eles equipados, oferecendo também salas polivalentes com condições ideais para a organização de eventos e reuniões e ainda serviço de bar e restaurante para 200 pessoas com gastronomia típica.

Contudo, apesar de todas estas ofertas, o Hotel do Vale não escapa à conjuntura de crise, o que faz com que este projeto «ainda não tenha atingido o nível expectável», de acordo com o proprietário. Manuel Monteiro dá conta de «muito pouco movimento» e afirma que quando pensou em avançar para o investimento nesta unidade hoteleira estava à espera que se revelasse uma «aposta acertada». Porém, «o difícil momento económico do país afeta gravemente este setor e faz com que isso não aconteça», lamenta o empresário. Deste modo, Manuel Monteiro fala de uma «situação apertada», que se tem mantido «desde o ano de inauguração, pois já nos lançámos no mercado numa altura difícil», recorda. No meio da crise, vai valendo ao Hotel do Vale o período de verão, que regista «maior movimento e uma taxa de ocupação razoável», até porque «há mais turistas» na região, refere o empresário.

Já no resto do ano, a unidade «vai sobrevivendo com alguns momentos» como as passagens de ano ou as visitas de grupos, sentindo mais dificuldades no inverno, quando «a região é menos atrativa para os turistas», acrescenta Manuel Monteiro. Sem querer avançar dados de frequência da unidade ao longo do ano, o proprietário revela que 2012 foi, «de toda a maneira, um ano fraco» e que representou «uma quebra» face aos anos anteriores, «que já não foram bons». Para 2013, Manuel Monteiro prevê um ano «ainda mais difícil» e diz mesmo que «se isto continua assim, dá vontade de fechar a porta». O proprietário culpa o governo, que acusa de «querer que os negócios fechem» ao promover medidas como o aumento do IVA na restauração, que considera «ruinoso para os estabelecimentos» e que «afasta os clientes».

«Estou desiludido com o meu país», diz este antigo emigrante em França, para quem a única estratégia possível é «ir andando, aguentando, e esperar por melhores dias», pois neste momento «as pessoas não têm poder económico para usufruir das coisas boas que temos no país». «O hotel está aberto, tem qualidade e oferece todas as condições, só falta mesmo que os clientes venham», refere o proprietário. Atualmente, o Hotel do Vale tem um protocolo com as Caldas da Cavaca, situadas em Aguiar da Beira, que garante aos seus clientes um desconto na taxa de inscrição para termalismo clássico e nos programas de bem-estar termal.

Natureza e conforto em Ponte do Abade

Sobre o autor

Leave a Reply