Arquivo

Natal pouco iluminado na região

A contenção de custos nas iluminações de Natal reina na região onde autarquias como Aguiar da Beira, Pinhel, Guarda, Celorico, Sabugal e Fornos de Algodres não gastaram um cêntimo para abrilhantar a quadra nas suas ruas principais.

Já a Câmara de Manteigas usou o material do ano passado, enquanto Gouveia iluminou apenas uma estrutura em forma de pinheiro em frente aos Paços do Concelho. Trancoso foi o município que mais abriu os cordões à bolsa e investiu 5 mil euros para as iluminações natalícias na sede de concelho e em Vila Franca das Naves. Em vez de alugar, como fazia até agora, a autarquia decidiu comprar as luzes de Natal. O vereador João Carvalho justifica que «o valor gasto na compra seria o mesmo que o despendido no aluguer do material e, assim, a Câmara tem sempre material e poupa dinheiro no futuro». No município de Almeida, a autarquia usou equipamento de anos anteriores para iluminar Vilar Formoso e a sede do concelho. O vereador António Machado diz que, «no conjunto, o valor gasto ronda os 5 mil euros». Na Mêda, o município gastou cerca de 3 mil euros para decorar o edifício dos Paços do Concelho e o centro da cidade.

No Fundão, foram gastos 2 mil euros para iluminar o Largo do Município, mas em Seia as iluminações nas entradas da cidade foram suportadas pelos supermercados Intermarché e Muito Menos. A ideia partiu da autarquia que, «devido aos cortes orçamentais», não pode comportar os gastos que as iluminações implicam. Já o Largo da Câmara de Seia foi iluminado com a ajuda dos trabalhadores do município. Em Figueira de Castelo Rodrigo, os funcionários da Câmara também decoraram a preceito os Paços do Concelho. A Câmara diz que não gastou dinheiro porque utilizou material antigo. Já na Covilhã, o município despendeu cerca de 15 mil euros para iluminar a zona do Pelourinho e as ruas Direita e Ruy Faleiro. O resultado enche a vista e destoa da pobreza franciscana que predomina na região. O INTERIOR também contactou as autarquias de Vila Nova de Foz Côa e Belmonte, que não responderam em tempo útil.

Iluminação enche a vista no centro da Covilhã

Natal pouco iluminado na região

Sobre o autor

Leave a Reply