Arquivo

“Nata” do ciclismo mundial sub-23 vai competir na Guarda

Região acolhe 4º Grande Prémio de Portugal entre os dias 26 e 28 deste mês

A região da Guarda vai receber, entre os dias 26 e 28, o 4º Grande Prémio de Portugal de ciclismo, denominado Troféu Cidade da Guarda, que dá início à Taça das Nações de sub-23, da União Ciclista Internacional (UCI). A prova contará com 15 selecções, 13 internacionais e as selecções “A” e “B” nacionais.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada na segunda-feira, Joaquim Gomes, da organização, adiantou que a primeira etapa, no dia 26, terá 123,4 quilómetros entre a Guarda e Sabugal, incluindo passagens por Vila Boa, Alfaiates, Soito, entre outras localidades. No sábado, os ciclistas ligarão a Guarda a Trancoso, numa distância de 116,4 quilómetros que inclui passagens por Pinhel e Vila Franca das Naves. O vencedor do troféu será conhecido na manhã de domingo, num contra-relógio individual de 17,5 quilómetros, disputado na VICEG, na sede do distrito. «A Guarda vai presenciar ciclismo de altíssimo nível, já que esta prova tem revelado alguns dos maiores nomes do ciclismo internacional», disse Joaquim Gomes. Além das duas equipas de Portugal, participam também as selecções da Rússia, Suíça, Espanha, África do Sul, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Colômbia, França, Cazaquistão, Estados Unidos da América, Dinamarca e uma selecção da União Ciclista Internacional.

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Moreira Lopes, esta prova tem «muita importância na UCI», lembrando que o ciclismo português «não se resume à Volta a Portugal». Por seu turno, Vítor Santos, vereador do Desporto na Câmara da Guarda, sublinhou que o evento vai contribuir para «cimentarmos as provas nacionais e apostar nas internacionais», salientando que, durante três dias, «vamos ter toda a restauração e hotelaria completa». Já António Robalo, presidente da Câmara do Sabugal, confessou ser um «amante da modalidade», tendo destacado o facto da região poder ver competir «a fina flor do ciclismo do futuro». A prova representa um custo de 17.500 euros para a autarquia da Guarda e de 7.200 euros para os municípios do Sabugal e Trancoso.

Ricardo Cordeiro

“Nata” do ciclismo mundial sub-23 vai
        competir na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply