Arquivo

Não vale a pena

CHORAR NOS TESTES

Ninguém gosta de ter más notas, mas esse não é o único motivo de os alunos chorarem ao receber um teste. Certas vezes o choro é causado por nervosismo e até por felicidade quando recebem uma nota muito acima das expectativas.

Um dos motivos é a pressão que os pais exercem. É verdade que é para o bem deles, mas alguns exageram castigando os filhos, mesmo sabendo que eles fazem o melhor que podem. Em certos casos, para eles terem melhores notas, acho que os pais devem dar-lhes alguma liberdade e não os devem pressionar a tirar notas melhores do que as pessoas conseguem. Incitando-os aos poucos e dando-lhes alguma liberdade e tendo confiança neles eu acredito que assim alguns alunos subiriam as notas.

Outro dos motivos é os próprios alunos quererem fazer sempre o melhor tentando traçar metas que eles não conseguem ultrapassar. Quando recebem o teste e vêem uma nota menos boa, não aguentam e acabam a chorar. Muitos deles, achando-se injustiçados, dizem que os professores foram injustos e que lhe roubaram pontos, tentando arranjar pretextos para subir a nota. Eles têm de saber que haverá mais testes e que, se se esforçarem, poderão mostrar o seu verdadeiro potencial.

Alguns dizem que são as raparigas que choram mais mas eu acho que o facto de ser rapaz ou rapariga não influencia o facto de chorar por um mau teste. Os alunos têm vergonha das notas que tiram e choram por causa disso. Eu acho que só se deve ter vergonha se não se tentar fazer o melhor que conseguirem e se tiverem capacidades e não as utilizarem.

No final, para saber o que falhou os alunos devem falar com alguém, como um professor, um amigo ou com os pais, mas nunca se deve chorar por uma nota baixa. Deve-se tentar remediar no teste seguinte e para isso é necessário trabalhar.

Miguel Pinto (8º C)

Sobre o autor

Leave a Reply