Arquivo

Nacional da IIIª Divisão arranca este fim-de-semana

Fornos e Aguiar da Beira com ambições distintas

Começa este fim-de-semana o Campeonato Nacional da IIIª Divisão, onde o distrito da Guarda vai estar representado na série C pela experiente Associação Desportiva de Fornos de Algodres e a estreante Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Aguiar da Beira. A turma de Fornos, que milita neste escalão há 10 épocas consecutivas, aposta forte nesta temporada, prometendo lutar pela subida de divisão. Já o surpreendente campeão distrital da Guarda quer fazer um campeonato tranquilo.

Para concretizar o objectivo da subida, o Fornos, que continua a ser orientado por Vítor Tejo, contratou seis caras novas: Oliveira (ex-Caldas da Rainha), Santos (ex-Académico de Viseu), ambos da IIª B, Vitinha (ex-Torre de Moncorvo), Cédric (ex-Mileu), Pinto (ex-Souropires) e ainda Faria (ex-Mangualde). No sentido inverso, abandonaram o clube Xinoca e Matos, ambos para o Lamas (Viseu), Bruno e Kingsley Amunike (Mangualde), Casal (Penalva do Castelo), Pedro Ferreira e Rui Ramos (Gouveia), Paulo Dumba (Pampilhosa) e Márcio, com 14 atletas a renovarem contrato. Apesar de começar em casa, o adversário da primeira jornada não deixa antever, pelo menos no plano teórico, uma estreia fácil, já que o Valecambrense foi o quarto classificado da temporada passada. Quanto à Taça de Portugal, o clube não tem grandes objectivos, mas o facto de receber o Abrantes, recém-promovido à IIIª Divisão, no dia 7 de Setembro, deixa bons indícios.

Da parte do Aguiar da Beira, Totá, o treinador campeão distrital, mantém-se, assim como a totalidade do plantel que ajudou a conquistar o título. Desta forma, foram contratados apenas dois jogadores: Patoilo, defesa-esquerdo (ex-Souropires), e Centeio, médio (ex-Vila Nova de Paiva). A jornada inaugural antevê-se bastante complicada, pois o Milheiroense terminou o último campeonato na terceira posição, imediatamente a seguir aos lugares que dão acesso à subida. Na Taça de Portugal, o clube teve mais sorte, já que o sorteio ditou que o Riachense, da série D da IIIª Nacional, visite Aguiar da Beira. Antes, nada melhor que à recepção ao Fornos, num “dérbi” distrital agendado para o último dia deste mês, na segunda jornada da prova.

Sobre o autor

Leave a Reply