Arquivo

Nacionais de Xadrez arrancam este sábado

GX Guarda defronta Academia de Gaia para Supertaça 2003

A competição começa a sério este fim-de-semana para os xadrezistas da região. Enquanto o GX Guarda disputa sábado mais uma edição da Supertaça, o CX Seia, a ADE e o Oriental de S. Martinho iniciam a sua participação nos nacionais da II e III Divisão defrontando adversários muito difíceis. Entretanto, Kevin Spraggett vai jogar em Moscovo no mais importante torneio de xadrez do mundo, o “Open” Internacional da Aeroflot, seguindo no final de Fevereiro para o “Open” de Cappelle la Grande (França), que se lhe segue em ordem de importância.

O Grande Mestre Internacional canadiano ainda vai ajudar os guardenses na sua terceira final consecutiva da Supertaça de Xadrez. A partida disputa-se em Viseu onde o GXG, bi-campeão nacional absoluto, vai reencontrar a Academia de Gaia, vencedor da Taça nas duas últimas edições e campeão nacional da II Divisão. O GX Guarda deve apresentar o GMI Kevin Spraggett, o MF Fernando Ribeiro, o MF António Ferreira e o jovem João Costa ou Manuel Martins. Ausente, portanto, apenas o Mestre Internacional espanhol Javier Moreno. Já a equipa da Academia de Xadrez de Gaia deverá alinhar na sua máxima força com uma equipa constituída essencialmente à base de mestres espanhóis da Galiza. Sábado ficará ainda marcado pelo arranque dos nacionais secundários. Na II Divisão, composta por 20 clubes divididos em duas zonas, o distrito da Guarda está representado pela equipa B do Clube de Xadrez de Seia (Carlos Carneiro, Paulo Costa, Edgar Pereira – ex-Académica da Amadora – e Jorge Bastos), que recebe o Caneças (Lisboa), despromovido da I Divisão em 2003. A ADE A (Covilhã) tem, por sua vez, uma deslocação difícil a Alverca, onde vai defrontar o vice-campeão da Zona Norte em 2003, os “Peões de Alverca”.

Na III Divisão participam o Oriental de S. Martinho (Covilhã), a equipa C do Clube de Xadrez de Seia (Francisco Madeira, Dora Leal, José Luís Abrantes, Vítor Leal e Catarina Leal) e a ACD de Carapalha (Castelo Branco). Na Zona C, o Oriental de S. Martinho desloca-se a Aveiro, onde vai defrontar a equipa dos Bancários, e a equipa C do CX Seia vai a Montemor-o-Velho jogar contra a equipa A daquela localidade. Na Zona D, a Carapalha recebe o Xeque-Mate de S. Martinho do Porto (Leiria), no que parece ser a tarefa mais acessível de todas as equipas locais. No domingo joga-se o tradicional “Open” de Xadrez de Vila Nova de Foz Côa, integrado nas festividades das Amendoeiras em Flor. O Grupo de Xadrez da Guarda espera levar uma delegação numerosa e já alugou um autocarro à Câmara da Guarda, que partirá às 8h30 das Piscinas Municipais. Nele tomarão lugar jovens xadrezistas do clube, da Escola de S. Miguel (alunos de Vítor leal), de Pinhel e de Vila Franca das Naves. O Clube de Xadrez de Seia também estará presente na prova. Os interessados em integrar a viagem promovida pelo GXG devem proceder à sua inscrição na sede do clube, nas Piscinas Municipais, até sexta-feira, das 16 às 20 horas.

Por cá, Maria João Nascimento ganhou o torneio semanal do Grupo de Xadrez da Guarda, com 4 pontos. Seguiram-se nos lugares imediatos Daniel Sobral, Hugo Gomes e Hugo Ferreira, vindo depois Rafael Baltazar e Susana Ramos. Em Seia, e segundo informação prestada pelo director técnico do CX Seia, Vítor Leal, foi assinado, na Covilhã, um protocolo entre aquela colectividade e os clubes de Castelo Branco e Covilhã que vai permitir a realização de um torneio de xadrez clássico todos os meses, sucessiva e rotativamente, naquelas três cidades.

Sobre o autor

Leave a Reply