Arquivo

Música de gelo no TMG

Norueguês Terje Isungset actua amanhã à noite num concerto único em Portugal

Vai ser o concerto mais frio do ano e também um dos mais surpreendentes que alguma vez passaram pelo palco do Teatro Municipal da Guarda (TMG). Tudo por causa dos efémeros e glaciares instrumentos de gelo usados por Terje Isungset, que actua amanhã à noite no pequeno auditório para um espectáculo único em Portugal.

Neste “Ice Concert”, o músico norueguês faz-se acompanhar pela vocalista Lena Nymark. O espectáculo está dividido em duas partes, na primeira Terje Isungset promete surpreender a audiência com o som dos instrumentos fabricados durante a manhã na Guarda. Habitualmente, o percussionista actua com uma trompete, uma harpa, um xilofone e instrumentos de percussão esculpidos no gelo, de onde vêm também as mesas e demais adereços de apoio. Todo este material será transportado para o TMG perto do início do espectáculo, que só pode acontecer em lugares muito frios e com uma duração máxima de cerca de 15 minutos. Para a segunda parte, mais longa, Terje Isungset reserva mais surpresas, já que tocará outros instrumentos feitos a partir de objectos da Natureza.

O artista norueguês começou a trabalhar com o gelo em 1999. Anteriormente utilizava o som de madeira, metal, pedra e sons de maquinaria nas suas músicas. No entanto, o seu sonho era utilizar o gelo nas suas composições e a oportunidade surgiu quando lhe encomendaram uma composição para o Lillehammer Winter Festival. A partir de então dedicou-se por inteiro à música feita a partir do gelo e fundou mesmo a All-Ice Records, em 2005, uma editora independente que edita apenas trabalhos de artistas que utilizam o gelo para fazer música. Terje Insungset tem quatro discos editados e alguns dos seus temas podem ser escutados na página da Internet www.all-ice.no.

Música de gelo no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply