Arquivo

Música das mil e uma noites no Museu do Côa

Concerto da Orquestra do Norte com obras de Maurice Ravel e de Rimsky-Korsakov amanhã à noite

A Orquestra do Norte está amanhã à noite em Vila Nova de Foz Côa para um concerto no Museu do Côa. O recital intitula-se “Sheherazade, as mil e uma noites” e acontece no âmbito do projeto “Noites de Ópera no Douro”, com o apoio da Câmara fozcoense.

«Do universo das “mil e uma noites” foram beber muitos autores de todos os quadrantes artísticos. Trazemos-lhes as inspirações de Ravel e Rimsky-Korsakov, o primeiro digno representante da música moderna, o segundo, uma das maiores figuras do romantismo tardio. Um recital que nos leva pelos mundos fantásticos desta coleção de histórias árabes, indianas e persas escritas entre os séculos XIV e XVI», refere a Orquestra do Norte em comunicado. Assim, do repertório fazem parte obras de Maurice Ravel “Pavana para uma Infanta Defunta”, “Sheherazade”, “Asia,” “A Flauta Mágica” e “O Indiferente” para soprano e orquestra, assim como “Sheherazade, Op.35”, de Nikolai Rimsky-Korsakov. Neste concerto ao ar livre, a orquestra, dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo, será acompanhada pela soprano Cláudia Pereira Pinto e pela bailarina Mariana Morgado.

O espetáculo tem entrada livre, sendo que a autarquia disponibiliza um autocarro gratuito para levar os interessados até ao Museu do Côa a partir do Bairro Flor da Rosa (21 horas) e Praça do Município (21h15). A música começa pelas 21h30. A Orquestra do Norte foi fundada em 1992 pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado nesse ano. O seu repertório inclui concertos sinfónicos, didático-pedagógicos, ópera, música de bailado e música de câmara, tendo realizado mais de dois mil concertos desde a sua fundação. O maestro titular e diretor musical é, desde então, José Ferreira Lobo.

Recital ao ar livre faz parte do projeto “Noites de Ópera no Douro”

Música das mil e uma noites no Museu do Côa

Sobre o autor

Leave a Reply