Arquivo

Música, dança e teatro no TMG até ao final do ano

Nova temporada do Teatro municipal da Guarda começa a 7 de setembro com uma exposição do “escultor da natureza” Alberto Carneiro

Deolinda, Cristina Branco, Vitorino e a Companhia Nacional de Bailado com obras de Anne Teresa de Keersmaeker são os principais destaques da pogramação do TMG para o próximo quadrimestre. Entre setembro e o final do ano, há dezenas de atividades, que vão das artes plásticas ao teatro, passando pela música contemporânea, pop e cinema.

A nova temporada arranca a 7 de setembro, com a exposição “Meu corpo vegetal”, do “escultor da natureza” Alberto Carneiro. No dia 20 são os Deolinda que sobem ao palco com as canções do seu novo disco, “Mundo pequenino”. Em outubro (dia 26) é a vez da Companhia Nacional de Bailado, que apresentará três peças da bailarina e coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker: “Prelúdio à sesta de um fauno”, “Grosse Fuge” e “Noite Transfigurada”. Nesse mês, o dia Mundial da Música (1 de outubro)

será assinalado com a iniciativa Okupa koncertO, em que vários músicos vão tocar nos diferentes espaços do teatro. Quatro dias depois, Vitorino atua pela primeira vez no TMG e no dia 18 há um concerto comemorativo do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. Já no dia 10 estreia o novo espetáculo do Projéc~. “O Guardador de rebanhos [um secreto teatro]”, a partir do texto de Alberto Caeiro, está em cena até 12 de outubro com encenação de Fernando Carmino Marques e interpretação de André Gago.

Em Novembro, a fadista Cristina Branco traz “Alegria”, o seu último disco, no 814º aniversário do foral da Guarda, e há mais uma sessão do Cine Concerto, trilogia de curtas-metragens com música ao vivo. Outros destaques do mês é a comédia de improviso “Os Improváveis” (dia 2) e a estreia, no dia 9, do projeto musical de raiz tradicional Ai!, formado por César Prata (Chuchurumel e Assobio) e Suzete Marques (Sex Ianuae). No mesmo dia será inaugurada na galeria de arte a exposição de pintura “Gelo”, de Paulo Brighenti. Entre setembro e novembro decorre ainda a oitava edição do Síntese, com concertos únicos em Portugal do grupo suíço Ensemble Vortex e do saxofonista francês Jerôme Laran. Neste Ciclo de Música Contemporânea da Guarda serão estreadas obras de Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas e Duarte Dinis Silva pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea da Guarda.

Fadista Cristina Branco atua no Dia da Cidade, a 27 de novembro

Sobre o autor

Leave a Reply