Arquivo

Museu Municipal duplamente distinguido

Pinhel

O Museu Municipal de Pinhel obteve uma menção honrosa na categoria de “Melhor Museu Português” e foi galardoado com o prémio para “Melhor Trabalho de Museografia” pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

O equipamento inaugurado em dezembro passado pelo então Presidente da República Cavaco Silva, estava nomeado o Prémio Museu Português, galardão conquistado pelo Museu da Misericórdia do Porto na passada sexta-feira. «Apesar de não vencer a categoria de “Melhor Museu Português”, o município congratula-se com a nomeação que, por si só, é sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da Cultura, em geral, e da Museologia, em particular», considerou á autarquia em comunicado. O Museu Municipal de Pinhel acompanha a história do território, desde os materiais arqueológicos da pré-história, a ocupação romana, a época medieval, com objetos militares.

O período moderno é representado, entre outras peças, com esculturas provenientes de igrejas e capelas desaparecidas, exposição de bandeiras dos ofícios, tradicionalmente usadas em procissões. Já a atualidade é mostrada com testemunhos de pinhelenses, residentes no concelho, no país ou espalhados pelo mundo. Por sua vez, o Museu de Arte Sacra da Covilhã conseguiu uma menção honrosa na categoria de “Melhor Serviço de Extensão Cultural”.

Sobre o autor

Leave a Reply