Arquivo

Museu dos Descobrimentos já recebeu 5 mil visitantes

Inaugurado a 26 de Abril, Centro de Interpretação reabre amanhã após três dias encerrado para a resolução de problemas técnicos

Tal como era esperado, o Museu dos Descobrimentos “À Descoberta do Novo Mundo” atraiu a Belmonte um número apreciável de visitantes nos seus primeiros dias de funcionamento. Contudo, o Centro de Interpretação, inaugurado a 26 de Abril pelo ministro da Cultura, está encerrado desde a última terça-feira, tendo em vista a resolução de alguns problemas técnicos, reabrindo amanhã ao público.

Bastante elogiado pela sua interactividade e por apresentar um novo conceito de museologia em que as novas tecnologias são uma constante, o museu estava a funcionar a “meio gás” no final da semana passada, uma vez que várias funcionalidades não estavam disponíveis. Uma cascata projectada numa parede, as pegadas dos visitantes marcadas no chão ou um ecrã mais escuro num conjunto de nove são apenas alguns exemplos de equipamentos que apresentavam problemas. Questões que, de acordo com o administrador executivo da Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do concelho de Belmonte – entidade que gere o novo museu – deverão ficar solucionadas esta semana: «Entre os dias 12 e 14, os técnicos serão informados de todas as deficiências encontradas. Vão limar essas arestas para após o dia 15 [amanhã] abrirmos com totais condições de aproveitamento e de exploração da interactividade desta unidade museológica», assegurou Vítor Teixeira.

De resto, o responsável explicou que houve necessidade de «optar» nos primeiros dias de abertura da nova estrutura. «Ou os técnicos das várias empresas que levaram a efeito este museu ficavam nos dias seguintes para testar ou então ficaríamos durante 10 ou 15 dias para detectar as deficiências que cada sala tinha para depois encerrarmos o museu», referiu. Na sua opinião, «foi melhor abrir o museu normalmente para testar diariamente os equipamentos de modo a detectarmos deficiências». Também alguns problemas relacionados com falhas de energia eléctrica deverão ser «colmatados» com a presença dos técnicos nesses dias. Também José Manuel Caninhas, adjunto do presidente da Câmara de Belmonte, previa que todos estes contratempos fossem ultrapassados durante a semana: «As novas tecnologias também têm os seus defeitos. Estamos dependentes de “software” que, às vezes, tem esses problemas, mas vai ser tudo reposto e será ainda mais agradável visitar o museu. Depois disto estar tudo a funcionar em pleno vai ter muitos mais visitantes», salientou.

De resto, Vítor Teixeira revelou que entre os 5 mil visitantes do Museu dos Descobrimentos verificou-se a presença de «muitos brasileiros», registando-se ainda o interesse de agências de viagens do “país-irmão” que têm contactado a empresa municipal para obterem informações sobre roteiros «não só de Belmonte, mas também da região Centro». Nesse sentido, «esperamos que Belmonte seja, nos próximos tempos, um ponto de passagem obrigatório também da colónia brasileira», sublinhou.

Ricardo Cordeiro Escuridão de um ecrã foi provocada por falha de energia eléctrica

Comentários dos nossos leitores
Serafim geral@susitour.com
Comentário:
Foi com agrado que divulgámos com antecedência a abertura deste Museu no nosso sítio de sugestões de fim-de-semana e de lazer na Beira Interior: www.susitour.blogspot.com e confirmo o grande interesse que várias centenas de leitores do Brasil mostraram nesse artigo. Os brasileiros adoram Cabral e tudo o que gira á volta do seu nome. Sugiro que explorem bem esse nicho de mercado. Cumprimentos, Serafim Faro
 

Museu dos Descobrimentos já recebeu 5 mil
        visitantes

Sobre o autor

Leave a Reply