Arquivo

Museu do Sabugal com revista anual

“Sabucale” quer divulgar espólio da instituição e trabalhos de investigação sobre história, arqueologia e etnografia do município

“Sabucale” – nome medieval do Sabugal – é também o título da revista do Museu Municipal daquela cidade raiana, lançada recentemente.

Editada pela empresa municipal Sabugal+, esta publicação, de periodicidade anual, pretende, entre outros objectivos, divulgar a colecção e as actividades do museu, bem como o património material e imaterial do município, além de estimular e publicar trabalhos de investigação ligados à história, arqueologia ou etnografia do concelho. A colaboração na revista está aberta a todos os interessados, desde que os trabalhos propostos sejam aprovados pelo seu Conselho de Redacção. O primeiro número, com 111 páginas, inclui textos sobre o “Museu do Sabugal – um museu no séc. XXI (Carla Augusto), “Estruturas monticulares antigas na fronteira Sul do concelho do Sabugal” (João Carlos Caninas, Francisco Henriques, Álvaro Batista, Mário Monteiro, Mário Chambino, Fernando Robles Henriques, Alexandre Canha e Luis Carvalho) e “Marcas de Canteiro dos Castelos do Concelho de Sabugal” (Elisabete Robalo). Escrevem ainda Iñaki Martin Viso (“Sabugal Velho y el castillo de Abaroncinos”), Marcos Osório (“Armários de pedra na arquitectura tradicional do Alto Côa. Testemunhos de culto judaico?”), Natália Correia Guedes (“Sabugal e seu termo em 1813”), Jorge Torres (“Os moinhos de água do concelho do Sabugal. 1 – Rio Côa”), Vítor Pereira (“O Sabugal, o seu Concelho e a sua História na revista cultural Praça Velha da Câmara Municipal da Guarda”) e Jorge Torres (“Retratos do nosso artesanato – tecelagem. Maria da Glória Ferreira”).

Sobre o autor

Leave a Reply