Arquivo

“Museu à Noite” a falar de vinhos

Tertúlia em Pinhel sobre enoturismo e a Rota de Vinhos da Beira Interior

Na passada quinta-feira, em Pinhel, o “Museu à Noite” saiu à rua e foi conhecer a Rota dos Vinhos da Beira Interior, num dos poucos projetos de enoturismo da região: a Quinta das Pias, a dois passos da cidade.

Rodolfo Queiroz, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), foi o convidado deste ciclo de tertúlias promovido pelo município para falar de Enoturismo e mostrou os percursos e as características que fazem dos néctares da região um produto saudável, apetecido e cada vez mais valorizado. Como referiu António Ruas, presidente da Câmara pinhelense, ao abrir as portas à conversa, «falar de Pinhel é falar de vinho» porque «é um produto endógeno» de grande importância socioeconómica e cultural, que interessa valorizar e, «por isso, tem de estar nas rotas de vinhos».

Identificadas as castas e caraterizado o “terroir” em que é produzido o vinho da região, Rodolfo Queiroz elencou então as principais especificidades do enoturismo, «como sendo todas a atividades e recursos turísticos, de lazer e de tempos livres, relacionados com as culturas, materiais e imateriais, do vinho e da gastronomia autóctone dos seus territórios». Para o técnico, «temos de vender esta Rota como um produto turístico ligado à gastronomia local e ao património», exemplificando com os castelos ou as Aldeias Históricas. E avisou que a «rota dos vinhos só funciona se for enquadrada com estas valências».

Perante uma assistência atenta e preocupada com as dificuldades notórias do mundo rural, António Ruas aproveitou para lançar o repto aos agricultores para utilizarem o prestígio dos vinhos de Pinhel e «procurarem dar-lhe outra visibilidade». A iniciativa “Museu à Noite” há muito que trespassou as paredes do museu deambulando pelos mais diversos espaços concelhios em prol do debate, da discussão e do esclarecimento dos pinhelenses, «nos mais diversos assuntos». Após o sucesso desta “conversa” na Quinta das Pias, um projeto de enoturismo em emergência, a próxima tertúlia será sobre apicultura e vai decorrer numa unidade de turismo rural.

Luis Baptista-Martins

“Museu à Noite” a falar de vinhos

Sobre o autor

Leave a Reply