Arquivo

Município lança roteiro dedicado a Vergílio Ferreira

Gouveia

O município vai assinalar, em 2016, o centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, natural de Melo, com o lançamento de um roteiro cultural.

Segundo o presidente da autarquia, Luís Tadeu, o projeto cultural incidirá naquela freguesia onde o autor de “Manhã Submersa” nasceu a 28 de janeiro de 1916. O “Roteiro Vergiliano” servirá para auxiliar os visitantes na deslocação aos locais referenciados pelo romancista nas suas obras. «Terá uma vertente mais urbana, no casco da freguesia, e, depois, tem também uma parte mais rural», porque «a base tem a ver com os romances do Vergílio Ferreira», adiantou o autarca. Nesse sentido, os locais referenciados nas obras serão sinalizados e os visitantes serão guiados por um roteiro em papel e por um “áudio-guia” que será disponibilizado em diversas línguas. O projeto também contempla a recuperação do edifício da antiga Casa da Câmara de Melo, uma vez que a localidade foi sede de concelho, extinto em 1834, para espaço de cultura e de turismo. O equipamento poderá funcionar com um técnico de turismo que servirá «para orientar e para efetuar visitas guiadas» pelos locais assinalados no roteiro.

A Câmara também já procedeu à requalificação de uma praça central de Melo, que será incluída no futuro “Roteiro Vergiliano”, onde estão assinaladas, por datas, as obras principais do escritor e onde também existe um «cantinho da leitura». Vergílio Ferreira morreu a 1 de março de 1996 e está sepultado em Melo. A iniciativa é apresentada na terça-feira, dia em que passam 56 anos sobre a versão final e definitiva da obra “Aparição”. A sessão inclui intervenções do escritor Almeida Faria e do ensaísta Eduardo Lourenço, que conviveu na Guarda com o autor de “Manhã Submersa” quando ambos estudavam no liceu. As comemorações do centenário do romancista arrancam a 28 de janeiro de 2016.

Sobre o autor

Leave a Reply