Arquivo

Município aprova plano de apoio às freguesias e protocolo com Modatex

Pinhel

O Projeto de Regulamento Municipal de Apoio às Freguesias do Concelho de Pinhel foi aprovado no passado dia 15 pelo executivo camarário, que reuniu nas Freixedas no âmbito da descentralização das reuniões quinzenais. O documento segue agora para a Assembleia Municipal e entrará em vigor após a publicação em “Diário da República”.

Nesta sessão foi também ratificada a minuta do contrato de comodato a celebrar entre o município e o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (Modatex). A este respeito, o presidente da Câmara Rui Ventura adiantou que o objetivo é criar um polo em Pinhel para dar resposta às necessidades de formação existentes na região, tendo como parceiro do Centro de Emprego. O executivo deliberou ainda mudar o local da feira anual de 1 de maio devido às obras em curso no centro da cidade e da empreitada do futuro campo de futebol. Assim, o mercado vai realizar-se entre o quartel dos Bombeiros e o Lar da Santa Casa da Misericórdia, seguindo depois para a variante e a Igreja de Santo António. Na passada quarta-feira, a Câmara aprovou o contrato de delegação de competências nas Juntas de Freguesia com vista à manutenção de vias municipais e que implica a transferência de 5.000 euros para cada localidade.

Foi ainda votado o Relatório de Gestão e de Documentos de Prestação de Contas referentes ao ano de 2014, que revela que a autarquia pinhelense aumentou o grau de execução da receita e diminuiu a dívida de médio e longo prazo (empréstimos) e o endividamento de curto prazo (fornecedores), que, nos últimos quatro anos, baixou mais de 2,6 milhões de euros. Segundo a autarquia, a 31 de dezembro de 2014 o município não tinha pagamentos em atraso. Em termos locais, a população de Freixedas queixou-se, nomeadamente, da falta de médicos no Centro de Saúde de Pinhel e no posto local.

Sobre o autor

Leave a Reply