Arquivo

«Mundo rural sofre consequências de políticas de direita»

Comitiva da CDU esteve em campanha em Gonçalo no passado sábado

A ameaça de chuva não afugentou os candidatos da CDU, que visitaram no último sábado a vila de Gonçalo, numa ação de campanha que serviu para falar com populares e dar o conhecer o manifesto do partido. O cabeça-de-lista pelo círculo da Guarda mostrou-se confiante no contacto com a população e garantiu que a CDU aposta na «visita obrigatória» a quase todas as aldeias do distrito.

«Queremos falar com os agricultores, as pessoas que vivem cá, porque são elas que pagam a enorme fatura da crise financeira que vivemos», garantiu José Pedro Branquinho. Seguindo os trilhos do partido que representa, o candidato criticou «as desastrosas políticas de direita» do Governo socialista, especialmente no que diz respeito à pouca dinamização da agricultura. «A Política Agrícola Comum tem feito com que não se produza nas aldeias e isso promove a desertificação», sentenciou. Depois de terem passado pelo mercado municipal da Guarda durante a manhã, os cerca de dez elementos da lista e outros militantes puderam comprovar em Gonçalo, onde o PCP tem um bastião de sempre, que as ruas do interior estão cada vez mais vazias, longe do movimento de outros tempos. Junto ao café central, numa ação que começou envergonhada, os altifalantes do carro de campanha começaram a debitar as palavras de José Pedro Branquinho.

À falta de gente nas ruas, a comitiva foi ao encontro das pessoas em cafés ou rompendo a calmaria das esplanadas. «Esta é uma freguesia muito importante para nós porque temos aqui uma enorme recetividade», recordou o cabeça-de-lista, que garante que está no terreno «para dizer às pessoas que a “troika” [Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional] e o Governo se preparam para mais encerramentos nos serviços públicos, nomeadamente nos CTT». «Esta medida só vai agravar a desertificação e o isolamento que as pessoas daqui já têm», criticou o candidato, que defende a continuação da «proximidade entre as pessoas através do serviço postal». Confrontado sobre a possibilidade de haver extinção de autarquias e freguesias, uma medida contemplada no memorando de entendimento entre a “troika” e o Governo, José Pedro Branquinho afirmou que «esse é um tema que carece de grande reflexão». No seu entender, o problema do défice «não está nas Câmaras», além de que «o dinheiro gasto nas autarquias é gasto ao serviço das populações». A comitiva da CDU seguiu depois para Manteigas, para outra ação de campanha.

Catarina Pinto Candidatos percorreram as ruas, falaram com populares e entregaram o manifesto

«Mundo rural sofre consequências de
        políticas de direita»

Sobre o autor

Leave a Reply