Arquivo

Mundial de Motonáutica em Barca d’Alva

Campeão em título de Fórmula 4 vai estar presente na competição deste fim-de-semana

Barca d’Alva, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, volta a ser o palco, este fim-de-semana, de mais uma jornada do Campeonato do Mundo de Fórmula 4 e do Nacional de Motonáutica, nas classes PR-750 e T. À semelhança dos anos anteriores, o Grande Prémio de Figueira de Castelo Rodrigo vai contar com a participação dos melhores pilotos da actualidade.

A Federação Portuguesa da modalidade e o município local esperam proporcionar aos milhares de espectadores esperados em Barca d’Alva «um fim-de-semana repleto de emoções fortes, num momento em que a aldeia duriense se afirma como forte referência do calendário motonáutico». Com esta iniciativa, a autarquia quer fomentar a prática dos desportos náuticos e, sobretudo, realçar as potencialidades do concelho, contribuindo também para o desenvolvimento turístico regional. Após a primeira etapa do Mundial de Fórmula 4, disputada em Epinay (França), os melhores pilotos internacionais encontram-se em Barca d’Alva para mais uma aguerrida disputa por um lugar no pódio. Assegurada está já a presença do actual campeão do mundo, o finlândes Cristoffer Eriksson. Quanto aos portugueses, destacam-se Luís Miguel Ribeiro, actual campeão nacional, Pedro Fortuna – que tentará contrariar a falta de sorte que o afectou na prova francesa, onde teve problemas com o motor do barco quando tinha assegurado a segunda posição na grelha de partida – e Paulo Raposo, jovem promessa nesta classe e estreante em provas internacionais.

O sábado está reservado para os treinos livres e cronometrados, a partir das 15h30. Já no domingo, a competição a sério tem início marcado para as 13h30, mas a corrida da Fórmula 4, cujos barcos podem atingir os 170 Km/h, começa pelas 17 horas, devendo os pilotos cumprir 36 voltas num circuito de 1.605 metros. Antes, os espectadores assistirão a mais uma jornada do Nacional de Motonáutica nas classes PR-750 e T, que será disputada em duas mangas. A prova tem uma aliciante, uma vez que Luís Guerra, jovem natural de Figueira de Castelo Rodrigo, corre pela primeira vez na classe PR-750, num barco cedido pelo piloto António Couto, após passagens pela Fórmula Futuro. Asseguradas estão também as presenças do actual campeão nacional, Diogo Gonzaga Ribeiro, e do piloto algarvio Alain Thiriart.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply