Arquivo

Multiusos de Vilar Formoso era uma «prioridade»

Pavilhão, orçado em dois milhões de euros, foi inaugurado no último sábado

O pavilhão multiusos de Vilar Formoso abriu as portas, pela primeira vez, no último fim-de-semana. «A partir de agora, Vilar Formoso tem um belíssimo espaço para acolher exposições», anunciou Baptista Ribeiro, presidente da Câmara de Almeida.

A inauguração, realizada no passado sábado, coincidiu com o Festival Económico Raiano, em que participaram expositores portugueses e espanhóis, nomeadamente de Ciudad Rodrigo. Durante a cerimónia de inauguração o edil recordou que a ideia deste equipamento surgiu «há três anos», na presidência de Costa Reis, actual presidente da Assembleia Municipal, tendo sido idealizado pelo extinto Gabinete de Apoio Técnico (GAT) da Guarda, que ficará «para sempre ligado» ao complexo. «É uma obra que a vila necessitava urgentemente e era uma prioridade quando nos candidatámos», realçou. O pavilhão multiusos, orçado em dois milhões de euros, dispõe de um auditório com capacidade para 200 pessoas e um espaço de exposições, duas salas polivalentes e mais cinco onde funcionarão as sedes das colectividades de Vilar Formoso que ainda não tinham instalações próprias.

Até sábado, esse era o caso do Grupo de Cordas, do Grupo Coral Polifónico, do Círculo Toureiro “Las rayas”, do Clube de Caça e Pesca e do Sporting Clube local, que nesse dia receberam as chaves das respectivas salas. «Tivemos que fazer um grande esforço financeiro para concretizar esta obra, mas valeu a pena», disse o autarca, que lamentou a falta de apoios do Estado para a obra. De resto, Baptista Ribeiro realçou o facto de Almeida também necessitar de um complexo idêntico, pois o auditório «não dá este tipo de respostas, nomeadamente para exposições. Contudo, estou convencido que iniciaremos a obra ainda neste mandato», afirmou.

Sobre o autor

Leave a Reply