Arquivo

Mulheres experimentais

vez, a irreverente compositora vem apresentar “Open Cuts”, uma mistura única de texturas electrónicas e de ambientes “samplados”, aliados à experimentação vocal. Tal como em projectos anteriores, o duo alia neste trabalho a faceta teatral à documental. Trata-se de um concerto de mudanças rápidas: da violência e da tragédia, passa-se muito rapidamente para o cómico e até para o grotesco. Em “Open Cuts”, a dupla vai criar uma intensa experiência sonora que promete marcar o público guardense. No sábado segue-se a cantora e performer iraniana Sussan Deyhim, que actua no grande auditório. A sua música combina técnicas vocais com processamento digital, misturando-lhe depois o misticismo da música do Médio Oriente, criando uma fusão entre o ocidente e o oriente.

“Vocodeliks” é assim o resultado de antigos rituais e textos clássicos persas com uma sonoridade futurista e electrónica, onde sobressai a grande expressividade vocal da artista. A autora de “Madman of God” vem acompanhada de Richard Horowitz, compositor norte-americano e estudioso da música do Norte de África com quem gravou “Desert Equations” em 1987. Sussan Deyhim nasceu em Teerão e vive em Nova Iorque desde 1980, sendo actualmente uma das grandes exploradoras das possibilidades da voz, tanto acústica como tratada digitalmente. Após trabalhar com vários artistas de renome, como Branford Marsalis, Arto Lindsay, Bobby MacFerrin ou Ornette Coleman, entre outros, alcançou o reconhecimento internacional ao colaborar em bandas sonoras de filmes de grandes realizadores. “A Última Tentação de Cristo”, de Martin Scorcese, foi um deles, cantando ao lado de Peter Gabriel.

Sobre o autor

Leave a Reply