Arquivo

Muita “água”, serpentinas e animação

Guarda aposta num corso carnavalesco diferente onde os reis da festa são os mais pequenos

Muitas gotas de água, jardineiros, golfinhos, pinguins, patos, tubarões, nuvens, guarda-chuvas, entre outros, invadiram e aqueceram a cidade numa tarde tradicionalmente carnavalesca. Cerca de 1.500 crianças mascararam-se a preceito, na última quinta-feira, para festejar mais uma edição do Carnaval da Criança.

Oriundos de 45 escolas primárias e jardins de infância do concelho, todos trajaram a rigor para prestar o seu tributo à Água, o tema do cortejo deste ano, bem como a utilização de materiais ecológicos, não poluentes, reutilizados e recicláveis. E não faltou o apelo à poupança da água.

Atrás do robot gigante, que abriu o desfile, vinham muitos mascarados, entre centenas de gotas de água, nuvens e guarda-chuvas, e no meio de tanta água, também se descortinaram alguns peixes, polvos, tubarões, golfinhos, pinguins, patos e ainda pescadores. Porém, a festa deste ano destacou-se pela originalidade e imaginação das fantasias, na sua maioria, com materiais ecológicos e recicláveis. Os guardenses saíram à rua para contemplar o desfile, tornando os passeios pequenos demais para quem se acotovelou para ver passar os filhos, netos, afilhados ou sobrinhos. De máquinas fotográficas ou de vídeo em punho, os pais procuraram os filhos que, no meio de tanta música, animação e serpentinas, acabaram mesmo por passar despercebidos. O cortejo saiu da Alameda de Santo André e terminou na Praça Velha, com um espectáculo do Avô Cantigas, que animou miúdos e graúdos.

Sobre o autor

Leave a Reply