Arquivo

Motivação, o caminho para o sucesso!

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

Há momentos na vida de um estudante em que tem que tomar decisões que serão decisivas para o seu futuro. A primeira grande decisão é quando acaba o 9º ano de escolaridade pois terá que decidir qual a área em que quer continuar os seus estudos. Estas decisões, nem sempre são fácies de tomar, são por vezes influenciadas por amigos, família, professores e até da própria escola. Mais tarde, já no 12º ano, têm mais uma decisão difícil: que curso escolher? Que universidade ou escola superior escolher? Esta escolha será talvez a mais importante da sua vida escolar e a que mais vai influenciar o seu futuro. Alguns terão a sorte de escolher o curso que idealizaram, outros, por um motivo ou outro, terão que se sujeitar a opções de recurso (2ªs ou 3ªs opções).

É nas opções de recurso e nos seus motivos, que reside a nossa preocupação. Como sabemos; “a motivação pode mover montanhas”, por isso precisamos de alunos motivados. Os alunos podem-se desmotivar por vários motivos, umas vezes com razão, outras não. Uma das principais razões para a desmotivação é o que eles consideram ser uma injustiça. Um teste, que na sua opinião, foi mal pontuado. Testes difíceis ou com perguntas sobre matérias que não foram suficientemente trabalhadas nas aulas, empatia, ou não, com os professores e colegas, problemas domésticos ou na escola, etc. São vários os motivos. Cabe-nos a nós, pais e professores, estar atentos, tentar identificar e perceber o problema pela sua perspectiva do aluno, para o podermos resolver. Já o disse noutras ocasiões e repito: é muito importante que o aluno se sinta bem na escola, pois passa lá grande parte do dia. É importantíssimo que o aluno vá para a escola com vontade e alegria e não como se fosse um castigo! O mesmo se poderá dizer dos professores. Professores motivados motivam os alunos e o contrário também é verdade.

Que explicação lógica poderá haver para que um bom aluno tenha notas medíocres a uma determinada disciplina, ou até que uma turma de bons alunos com notas acima da média tenha de repente uma má nota quase geral num determinado teste? Não se percebe por que motivo grande percentagem de alunos tem necessidade de frequentar explicações depois das aulas, trazendo assim encargos extra aos pais. Devíamos todos reflectir: será isso estritamente necessário? Estaremos nós (alunos, professores e pais) a cumprir bem as nossas tarefas, obrigações e responsabilidades?

Temos todos que ter em mente que pequenos episódios podem desmotivar o aluno. Penso que ninguém espera facilidades, mas também não aceitarão injustiças nem decisões/acções que lhes vão dificultar o futuro. Na minha opinião será a diferença entre termos amanhã bons ou maus profissionais. Isto porque se a vocação e o sonho de um jovem é ter determinada profissão e só que porque teve uma má nota (justa ou injusta) a uma determinada disciplina já não pode realizar o seu sonho, porque não teve média para entrar no curso que pretendia, será sempre uma escolha de recurso e com muitas probabilidades de nunca vir a ser um bom profissional.

Caros alunos, não se deixem desmotivar. Sejam felizes e, acima de tudo, não desistam de lutar pelos vossos sonhos!

A Associação de Pais e Encarregados de Educação deseja a todos Boas Festas!

O Presidente da A.P.E.E.

Manuel Varelas

Sobre o autor

Leave a Reply