Arquivo

MOODLE P & R

-O que é o Moodle?

O Moodle é um software livre para produzir e gerir actividades educacionais baseadas na Internet. É um projecto em constante desenvolvimento com uma infinidade de recursos vocacionados para a optimização das aprendizagens em ambiente virtual e mesmo na sala de aula real. Tem-se revelado um complemento ideal às aulas presenciais.

-Como é que um professor se pode ligar ao Moodle?

Deve aceder à Plataforma da sua instituição de ensino, registar-se como utilizador e pedir ao Administrador para lhe atribuir um cargo de professor ou criador de disciplinas. Com estes atributos pode criar a sua disciplina ou partilhar com outros professores diferentes disciplinas, onde irá desenvolver as suas actividades ou utilizar os recursos disponíveis.

-Como é que um aluno se pode ligar ao Moodle?

O aluno deve também aceder à Plataforma e registar-se, primeiro, como utilizador e depois inscrever-se na(s) disciplina(s) dos seus professores com uma password que este lhe vai revelar. Existem disciplinas em que o acesso é livre. Por vezes os professores optam por registar eles mesmos os seus alunos para facilitar os procedimentos. Depois do registo o aluno só tem que aceder à Plataforma e entrar com o seu nome de utilizador e password.

-Indique duas ou 3 funcionalidades para o professor.

Pode disponibilizar recursos como fichas, textos, planificações ou qualquer outro documento. Receber, corrigir, avaliar e classificar trabalhos. Elaborar diversas modalidades de testes para o aluno resolver online.

-Indique 2 ou 3 funcionalidades para o aluno.

O aluno pode aceder aos documentos disponibilizados pelo professor: planificações, apontamentos, apresentações ou vídeos… Pode comunicar facilmente com o professor ou colegas através dos fóruns ou chats. Enviar os seus trabalhos em vez de imprimir, encadernar, procurar o professor…

-Qual a rotina de professores e alunos ligados ao Moodle?

O Moodle não se presta muito a rotinas, cada professor ou cada disciplina têm explorado a Plataforma de diferentes formas e para diversos fins. A acção mais vulgar talvez seja o intercâmbio de documentos: os professores disponibilizam materiais e propõem determinadas tarefas e os alunos respondem a essas solicitações de acordo com as condições definidas pelo professor.

-Que fóruns existem? Para que servem?

Os fóruns são criados pelos professores nas suas disciplinas e configurados conforme a utilidade que lhes quiserem dar. Por omissão, existe sempre um fórum de notícias que regista toda a actividade da disciplina e que pode ser utilizado para comunicar com todos os alunos. Todas as mensagens lançadas no fórum são enviadas para os e-mails dos alunos.

-O que falta para entusiasmar os professores para o Moodle?

Penso que falta só uma primeira vez! A primeira vez que construírem um teste ele vai ficar lá para posteriores utilizações e os outros serão muito mais fáceis de elaborar. A primeira vez que criarem um directório com documentos de apoio às aulas ele vai permanecer lá como um arquivo de fácil acesso em casa ou na escola. As fichas de leitura, de visionamento de filmes ou propostas de trabalho, depois de elaboradas são facilmente adaptadas a situações futuras. Quando sentirem pela primeira vez a pasta muito mais leve, sem trabalhos, portefólios ou dossiês e tiverem a possibilidade de corrigir tudo isso em casa, no autocarro, no café ou até em férias, então transformar-se-ão em fãs incorrigíveis do Moodle.

Respostas de Aureliano Valente

MOODLE P & R

Sobre o autor

Leave a Reply