Arquivo

Moodle favorece a participação dos alunos

CARLOS BOMBAS E O MOODLE

Carlos Bombas, professor de Educação Física, é o professor da Escola que mais utiliza o Moodle. Fomos ter com ele para nos mostrar que trabalho desenvolve com os alunos à volta desta plataforma nas disciplinas do Curso Tecnológico de Desporto, nomeadamente Educação Física, Org. Des. Desportivo, Estágio Profissional, Prova de Aptidão Desportiva, etc.

Carlos Bombas começa por nos garantir que o Moodle é uma boa base de trabalho e uma boa alternativa para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de modo a disponibilizar recursos e a promover a interactividade na relação pedagógica. O que sabe do Moodle aprendeu-o numa formação de vinte e tal horas à qual juntou a prática diária.

Mostra-nos em seguida o que aparece disponível para os alunos no Moodle: o enquadramento do Curso Tecnológico de Desporto; as diversas disciplinas e respectivos programas, o Plano Anual de Actividades do Grupo, os Planos de Aula das diversas disciplinas em 2009/10. Depois os instrumentos de avaliação que ficam disponíveis para uma correcção após a realização dos testes. O Dossiê Digital recolhe os trabalhos que cada aluno coloca à disponibilização do professor. Cada aluno depois acede aos materiais comuns mas não aos materiais dos outros alunos. A não ser que haja coisas comuns que sejam disponibilizadas nos fóruns.

Carlos Bombas dá um exemplo: marca um trabalho, deixa no Moodle as especificações dele e indica a data de entrega. Quando o prazo expira, o relógio assinala isso e o aluno é avisado e poderá entregar mais tarde. Bombas mostra ainda o calendário mensal em que o aluno pode prever as actividades próximas e gerir o seu trabalho. Refere ainda que os encarregados de educação são também convidados a acompanhar este trabalho pelo que poderão verificar o progresso do aluno.

Bombas só lamenta que algumas vezes a rede Internet da escola não tenha um funcionamento suficientemente fiável, já que acontece falhar. Conta no entanto que depois das obras a escola tenha condições muito boas neste campo.

Moodle favorece a participação dos alunos

Sobre o autor

Leave a Reply