Arquivo

Monumentos e sítios com várias atividades no domingo

Sete municípios da região associam-se às comemorações do Dia Internacional criado pelo ICOMOS

Passeios pedestres e de cicloturismo, visitas guiadas, exposições e colóquios são as atividades programadas por sete municípios da região para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no domingo. “Água: Cultura e Património” é o tema escolhido para este ano.

A efeméride foi criada pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovada pela UNESCO no ano seguinte. O seu objetivo é sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação. Em Portugal, as comemorações são coordenadas pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico. Em Belmonte, o Centro Desportivo e Recreativo local promove um passeio de cicloturismo por vários locais históricos do concelho no sábado (informações e inscrições pelos telefones 275/911526 e 96/8158415). Os parques do Douro Internacional e do Côa, as Câmaras de Figueira e Foz Côa e a ATN – Associação Transumância e Natureza são alguns dos promotores de uma iniciativa, no domingo, que inclui uma viagem pelo Douro até Barca d’Alva, um percurso no Parque Natural do Douro Internacional e paragens no Miradouro da Sapinha e na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Em Fornos de Algodres, há uma caminhada por “Terras de além Mondego”, desde a praia fluvial da Ribeira de Linhares até ao Cadoiço/Juncais (Informações e inscrições no 271/700060; 271/700068 e accao.social@cmfornosdealgodres.pt). Já o Museu Arqueológico Municipal do Fundão preparou uma visita às ruínas romanas das termas do Ervedal (Castelo Novo) e a palestra “A água na cultura e sociedade romana” (275/774581 e geral@museuarqueologicofundao.com). Uma visita guiada a um moinho de água em funcionamento em Cativelos, a exibição do documentário “Lagar da Moira – Retrato de um lagar de azeite” em Vila Franca da Serra, onde também será possível conhecer um lagar tradicional, são as propostas da Associação Cultural Mário Gomes Figueira, de Gouveia (271/708601; 96/7450961 e museulagarmgf@gmail.com).

Em Trancoso, o Travessa Café acolhe uma exposição fotográfica sobre os antigos sistemas de captação e escoamento de águas da cidade. A mostra é inaugurada no domingo e fica patente até 18 de maio, numa iniciativa do Gabinete de Arqueologia do município. Mais a norte, o Centro Interpretativo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) programou um percurso pedestre à volta da rota da água e uma exposição sobre as fontes de Numão. Informações/inscrições (91/7471150 – Helena Gonçalves).

Passeio pelo Douro até Barca d’Alva é uma das propostas agendadas

Monumentos e sítios com várias atividades no
        domingo

Sobre o autor

Leave a Reply