Arquivo

Mistérios de Cantar-Galo e Vila do Carvalho inspiram filme

Cinema

“Mysteria e o Feitiço da Aldeia” é o novo filme do realizador João Morais Inácio. A próxima longa-metragem do jovem covilhanense inspira-se no evento “Mysteria, Aldeia Mistério”, da freguesia de Cantar-Galo e Vila do Carvalho e deverá estrear em 2018.

Este trabalho envolve vários géneros, como ficção, romance, fantasia, terror, comédia, musical e suspense. O argumento baseia-se nas lendas e mitos relatados há muitos anos nestas duas povoações da encosta da Serra da Estrela, que foram passando de geração em geração. João Inácio pretende recordar os tempos em que as populações locais se deslocavam a pé para as fábricas da Covilhã, onde trabalhavam. Faziam o percurso de madrugada e encontravam, também, pessoas vindas “do outro lado da serra”, de Verdelhos, muitas das quais acabaram por ir morar para Cantar-Galo. Sendo o jovem realizador natural da Vila do Carvalho, o presidente da União de Freguesias considera «importante trabalhar com os jovens talentos da freguesia, sendo muito promissor para a nossa terra e para a região promover os seus trabalhos e colaborar com eles».

Foi assim que surgiu a ideia de aliar o talento à “Mysteria”, cuja primeira edição aconteceu em 2015 na Vila do Carvalho e volta a realizar-se no último fim-de-semana de julho, com «lugares místicos, onde os encantos de uma ribeira, dos recônditos bosques, de uma serra com grutas povoadas por mouros, recriaram uma aldeia onde o mistério pode acontecer em qualquer instante», adianta Pedro Leitão. No filme está já garantida a participação dos atores Raquel Jacob e Pedro Rodil, os protagonistas do filme “A Paixão do Operário”, do mesmo realizador. Para completar o elenco vão ser feitos castings no New Hand Lab, na Covilhã (segunda-feira), na Junta de Cantar Galo (terça) e na Filarmónica Carvalhense (dia 19), que estão abertos a todos os interessados.

Sobre o autor

Leave a Reply