Arquivo

Ministro da Economia diz que salários são «demasiado baixos» em Portugal

Álvaro Santos Pereira considera que para inverter situação é necessário que a economia e a produtividade cresçam.

Álvaro Santos Pereira considera que os salários praticados em Portugal são «demasiado baixos» e que o caminho da recuperação da economia portuguesa não passa por apostar nessa política.

Em entrevista à SIC Notícias, ontem à noite, o ministro da Economia recusou que a aposta na reindustrialização do país pretende tirar partido dos baixos salários. «Não vamos ganhar competitividade pensado que vamos ter um país de salários baixos», afirmou.

Dizendo que «os salários em Portugal são demasiados baixos», Santos Pereira justificou esta tendência pelo facto de no passado Portugal «não ter conseguido ter taxas de crescimento da produtividade a níveis que devíamos ter». Na sua opinião, para inverter este cenário «é preciso que a economia cresça e a produtividade cresça», reiterou.

Na mesma entrevista, o governante sublinhou que a reindustrialização é fundamental para recuperar o país. «Queremos um modelo de crescimento focado até 2020», disse, acrescentando que «grande parte dos desequilíbrios macro-económicos vêm da falta de aposta nos sectores estratégicos».

Sobre o autor

Leave a Reply