Arquivo

Miguel Castelo Branco acumula a presidência da Faculdade de Medicina com direção do Centro Hospitalar

Médico regressa à administração do Hospital da Covilhã e, em simultâneo, vai continuar a liderar a Faculdade de Ciências da Saúde

Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, vai ser nomeado presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, regressando assim a um cargo que já ocupou entre 2002 e 2006.

O médico aceitou o convite formulado por Paulo Macedo, ministro da tutela, e mostra total disponibilidade para acumular os dois cargos, sendo que as datas da nomeação definitiva e da tomada de posse ainda não são conhecidas. Miguel Castelo Branco e João Casteleiro, ainda presidente do CA do CHCB, voltam assim a trocar de cadeiras, à semelhança do que aconteceu quando o primeiro foi nomeado pela primeira vez para a direção da unidade em 2002 e o segundo voltou ao cargo que agora se prepara para deixar, em janeiro de 2006. Miguel Castelo Branco confirmou a O INTERIOR que foi convidado para voltar a presidir ao CA do Centro Hospitalar e que já deu o seu «consentimento» para que o processo pudesse avançar. O responsável salienta que pretende acumular os dois cargos, atendendo à «relação muito estreita» entre as duas instituições, tanto a nível de projetos como de trabalhos de investigação. «Parece-me que seria extremamente interessante conciliar as duas partes, aproveitar sinergias» e, defende, «seria muito positivo para o desenvolvimento e potencialização máxima das duas instituições».

De resto, considera que essas são «questões fundamentais para a nossa região na perspetiva até do futuro mais próximo algo turbulento que vamos ter que passar». O médico sustenta que se trata de uma «perspetiva extremamente positiva, embora vá significar um esforço enormíssimo da minha parte, mas estou disponível para o fazer porque me parece que as instituições podem ganhar com isso e a região também». Miguel Castelo Branco vai regressar a uma casa que bem conhece, mas salienta que «já passaram quase seis anos, mas sabemos que vamos ter menos recursos. É um desafio e vamos tentar maximizar os recursos disponíveis», reforça. O médico ainda estará a formar a equipa que o vai acompanhar, mas já se sabe que António João Rodrigues, também presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra, assumirá o cargo de enfermeiro-diretor, regressando a um lugar que já ocupou na anterior administração de Castelo Branco.

O INTERIOR tentou obter um comentário de João Casteleiro sobre a previsível acumulação de cargos do seu sucessor, mas apesar das diversas tentativas, tal não foi possível até ao fecho desta edição. Já o reitor da UBI, João Queiroz, não se quis pronunciar sobre o assunto. Na Guarda, a nomeação do próximo presidente do CA da Unidade Local de Saúde também deve estar para breve, sendo que Ana Manso será a provável sucessora de Fernando Girão.

Ricardo Cordeiro Miguel Castelo Branco considera que acumulação de cargos «seria muito positiva para a potencialização» das duas instituições

Miguel Castelo Branco acumula a presidência
        da Faculdade de Medicina com direção do Centro Hospitalar

Sobre o autor

Leave a Reply