Arquivo

Miguel Baptista venceu corrida principal do “Estrela Grande Trail”

Montanha

Miguel Baptista venceu a corrida ultra do “Estrela Grande Trail”, a prova de montanha e resistência realizada em Manteigas no passado fim-de-semana pelo ultramaratonista Armando Teixeira.

O corredor completou os 85 quilómetros do percurso mais exigente e 11.000 metros de desnível acumulado em 11h25m. O segundo classificado foi João Colaço, com o tempo de 11h36m, enquanto Luís Duarte completou o pódio com 11h45m. Segundo a organização, este atleta liderou durante toda a prova, mas o calor derrotou-o ao quilómetro 71 e acabou por ser ultrapassado por João Colaço e Miguel Baptista. No final, o vencedor declarou que esta foi, «sem dúvida, a melhor prova do género em que participei. Foi a minha primeira vitória numa prova de renome, com atletas muito bons, é claramente para voltar para o ano». Entre as senhoras nesta distância venceram Natércia Silvestre e a asturiana Mariam Iglesias, que cortaram a meta após 13h18m. Em terceiro lugar ficou Daniela Marinheiro, com um tempo de 14h04m.

No EGT Trail ganhou Nuno Silva, que correu os 25 quilómetros do percurso e 1.500m de desnível acumulado em 2h17m, seguido de Guilherme Lourenço (2h19m) e Amândio Antunes (2h27m). Em femininos, ganhou Ester Alves, que completou a distância em 2h42m e ocupou o décimo lugar da geral. A segunda classificada foi Fernanda Verde (3h02m) e Carla Cristina terminou na terceira posição com um tempo de 3h14m. Os percursos escolhidos pela organização levaram os participantes, cerca de meio milhar, pelos exigentes e deslumbrantes trilhos do maciço central da Serra da Estrela. Com início e chegada em Manteigas, as corridas tinham diversas subidas e descidas em terrenos bastante técnicos com passagens pelo Vale do Rossim, Loriga, Alvoco, Torre, Vale de Amoreira e portela de Sameiro, no caso do ultra trail de 85 quilómetros. A segunda corrida, menos exigente em termos físicos, incluía passagens pelo parque de merendas, Vale do Rossim e Vale Glaciar.

Além da vertente desportiva, realizaram-se “trail camps” – ou campos de treino – onde os participantes vão poder assistir a palestras sobre métodos de treino, segurança em montanha, prevenção de lesões, nutrição, recuperação e tratamento. O “Estrela Grande Trail” foi organizado pela Outdoor Events (empresa de Armando Teixeira), Miguel Catarino e pela Trilhos e Lagoas, com o apoio da Câmara de Manteigas.

Vencedores prometem voltar à Serra da Estrela para nova edição desta corrida

Sobre o autor

Leave a Reply