Arquivo

Mia Couto, Eduardo Lourenço e João de Almeida em destaque na BMEL

Exposições bibliográficas, encontro com alunos e lançamentos de livros marcam mês de abril na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

O general João de Almeida (1873-1953), que foi também um multifacetado autor, é evocado este mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, através de uma mostra bibliográfica. Em abril serão ainda apresentados vários livros, nomeadamente as “Obras Completas de Eduardo Lourenço: I – Heterodoxias”.

Natural de Vila Garcia, João de Almeida foi um distinto general português, conhecido por “Herói dos Dembos” por ter pacificado este povo em Angola, em 1907, durante as Campanhas de África. Além deste protagonismo militar, foi também um profícuo escritor de livros de arqueologia, geografia, sociologia, didática, temas regionais, com especial destaque para a Guarda, história e política. Outra exposição patente este mês intitula-se “O Pato Ilustrado”, em que André Letria mostra ilustrações retiradas das obras “Estrambólicos”, “De caras”, “Incómodo”, “Destino” e a novidade “Se eu fosse um livro”. A 10 de abril será apresentado o livro “A Palavra e a Imagem”, de Paulo Mendes Pinto, que analisa 50 episódios bíblicos e a sua representação em obras-primas da arte portuguesa.

Dez dias depois terá lugar o lançamento de “Memória sobre os Banhos de Vapor da Rússia”, de Fernando Augusto Machado. É a primeira vez que esta obra do célebre médico Ribeiro Sanches (1699-1783), um dos mais conceituados na Europa do século XVIII, é traduzida em português. A edição é da Editora Humus e resulta de um trabalho de pesquisa e tradução daquele professor catedrático aposentado do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. No dia 27 o convidado será Mia Couto, escritor moçambicano vencedor da última edição do Prémio Eduardo Lourenço, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos. A sessão acontece no âmbito dos encontros entre autores e alunos das escolas do concelho. No dia seguinte, Eduardo Lourenço apresenta o primeiro volume das suas “Obras Completas: I – Heterodoxias”, um projeto da Universidade de Évora e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Escritor Mia Couto encontra-se com alunos no dia 27

Mia Couto, Eduardo Lourenço e João de
        Almeida em destaque na BMEL

Sobre o autor

Leave a Reply